Os Centros Públicos de Emprego, Trabalho e Renda, desenvolvidos pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social – Semtas, estão atuando com um importante trabalho no acesso ao mercado de trabalho de muitos trabalhadores natalenses. Para se ter uma idéia, em 2010 os Centros Públicos qualificaram mais de 2.300 pessoas em diversos cursos de qualificação profissional e encaminharam para o mercado formal 5.385 trabalhadores.

“Os Centros Públicos são ligados à Prefeitura Municipal do Natal que, em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego, executam de modo articulado e integrado um conjunto de ações por meio do Sistema Nacional de Emprego (SINE) e outras ações voltadas para a Qualificação Profissional e o desenvolvimento social com geração de ocupação e renda. O órgão é dedicado à capacitação do trabalhador, principalmente em situação de desemprego, e atua em sintonia com as necessidades do mercado de trabalho”, afirma Alcedo Borges, Secretário da Semtas.

Os Centros Públicos têm duas funções. A primeira é oferecer cursos de qualificação para preparar e capacitar o profissional para o mercado de trabalho. E a segunda função é fazer a ponte entre quem precisa de trabalho e quem tem vagas a oferecer. “O Centro Público hoje é uma das maiores ferramentas da secretaria. Além de já termos consolidado esse serviço de qualidade e de referência do município, o Centro também contribui nas ações da assistência social. É uma excelente porta para quem procura qualificação profissional e emprego”, afirma Pedro Costa, secretário adjunto da Semtas.

Os cidadãos natalenses podem hoje contar com duas unidades de Centro Público – Alecrim e Cidade Alta, onde o trabalhador tem a oportunidade de realizar cursos de qualificação profissional, incluir o currículo no banco de dados, participar de oficinas de orientação, receber dicas de elaboração de currículos, saber das vagas para o mercado de trabalho, dentre outros serviços.

A carga horária média dos cursos é de 160 horas, e os mais de dois mil cidadão que se qualificaram esse ano, de janeiro a agosto, puderam escolher entre as áreas de: idiomas, beleza, informática, serviços e hotelaria. No mesmo período, foram mais de 12.714 novos trabalhadores inscritos no SIGAE – Portal do Trabalhador. Além disso, o Centro Público ofertou 2.212 vagas de emprego, através do Portal de Vagas disponível no site da Semtas (www.natal.rn.gov.br/semtas).

LOCAIS:

Unidade I – Rua Fonseca e Silva, 112 – Alecrim. Fone: 3232-4202