A Secretaria Municipal de Educação de Natal, a cada início de ano letivo, promove a Jornada de Educação das Unidades de Ensino de Natal (Jenat) que, neste ano, em sua 24ª edição, elege como temática “Educação Integral e o Fazer Pedagógico". A Jenat vai acontecer nos 07 e 08 de março, na modalidade presencial, e contará com profissionais competentes na realização de palestras, mesa redonda, minicursos, relatos de experiências, exposição de trabalhos e apresentações artístico-culturais. O evento abre oficialmente as atividades letivas de 2024 com os profissionais de educação municipal.

O primeiro dia de atividades vai acontecer no Teatro Riachuelo, localizado no shopping Midway Mall, com o credenciamento às 10 horas, a solenidade de abertura com início às 10h30 e a palestra de abertura do evento com o sociólogo e doutor Miguel González Arroyo, professor titular emérito da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e o professor doutor César Aparecido Nunes, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Já a programação da tarde, retorna às 13h30 com apresentação cultural, e em seguida com a mesa redonda "A Leitura e a Escrita como práticas fundamentais da Educação Integral", com as professoras doutoras Edineide da Conceição Bezerra (IFRN), Ivoneide Bezerra de Araújo Santos Marques (IFRN) e Gabriela Barreto da Silva Scramingnon (UNIRIO). A palestra de encerramento acontecerá às 16 horas, com a professora doutora Mariana Marques Arantes, da UFPE, que conversará sobre os "Aspectos Socioemocionais na Educação Integral". A programação do primeiro dia vai ser encerrada com o show "Cores do Nosso Samba", da cantora Valéria Oliveira.

Segundo a secretária municipal de Educação, professora Cristina Diniz, o objetivo da Jornada é promover aos profissionais da educação da Rede Municipal de Ensino reflexões e discussões acerca de temáticas que, além de debatidas durante o evento, tenham desdobramentos durante o ano letivo nas 146 unidades de ensino.

De acordo com a comissão organizadora da Jenat 2024, a escolha da temática central se justifica pelo fato de que a educação integral é uma perspectiva de formação humana que visa o desenvolvimento dos sujeitos em todas as suas dimensões - intelectual, física, emocional, social e cultural - e a constituição de um projeto coletivo de mundo, compartilhado por crianças, jovens, famílias, educadores e comunidades locais.

Já no dia 08 de março, a programação da Jornada de Educação das Unidades de Ensino de Natal vai acontecer no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure), com a programação constituída de minicursos (salas de formação), exposição de banners (tenda) e relatos  de experiências (auditório Paulo Freire), durante três turnos (8h30 às 20h). O Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure), está situado na Avenida Coronel Estevam, 3897, no bairro Nossa Senhora de Nazaré.

Toda a programação e o formulário de inscrição para participar da JENAT 2024 e dos minicursos estão disponíveis Aqui.