A Prefeitura do Natal entregou na manhã desta terça-feira (31) ao Hospital Infantil Varela Santiago um neuroendoscópio, equipamento utilizado para cirurgias de alta complexidade em crianças, principalmente em casos de hidrocefalia. A solenidade de entrega do equipamento aconteceu no auditório do hospital e contou com a presença da secretária adjunta de Saúde, Maria Perpétua Nogueira, do diretor-presidente do hospital, Paulo Xavier Trindade e do presidente do Instituto de Proteção e Assistência à Infância do Estado, Manoel de Medeiros Brito.

“A entrega deste importante equipamento para o hospital demonstra que a Prefeitura do Natal por meio da Secretaria Municipal de Saúde está empenhada em manter parceiras como esta que beneficiem os usuários do SUS”, declarou a secretária adjunta de Saúde, Maria Perpétua Nogueira.

A aquisição do neuroendoscópio representou um investimento de recursos próprios de R$ 350 mil. Até a entrega do equipamento pelo Governo Municipal, não existia um equipamento próprio de neuroendoscópio,no hospital, que em 70% dos casos de hidrocefalia é imprescindível.

De acordo com o diretor-presidente do Hospital Infantil Varela Santiago, o benefício desse equipamento é que ele dispensa no caso de procedimento cirúrgico para hidrocefalia o uso de drenos, diminuindo o risco de infecção e o tempo de permanência no hospital.

“Nós só temos que parabenizar a Prefeitura do Natal pela entrega desse equipamento para o hospital e também pela preocupação e atenção que tem tido com a gente nesses quase dois anos. O maior beneficiado com esse equipamento será o nosso usuário que terá mais qualidade de vida porque a partir de agora passará por um procedimento cirúrgico menos traumático”, disse Paulo Xavier Trindade.

Antes da compra do neuroendoscópio, o equipamento utilizado pelo Varela Santiago era alugado a R$ 12.500,00 por cada procedimento. A compra do equipamento pela Prefeitura do Natal resultará na diminuição de custos em longo prazo para a unidade.

Homenagem
Após a solenidade de entrega do equipamento, a Prefeitura do Natal representada pela secretária adjunta de Saúde, Maria Perpétua Nogueira, foi homenageada pela funcionária do Hospital, Maria Helena Araújo e pela paciente Jéssica da Silva, 7 anos.

Convênio
Além da entrega do equipamento, a Prefeitura do Natal mantém um convênio com o Hospital Infantil Varela Santiago que repassa mensalmente R$ 95 mil para a manutenção direta dos leitos da UTI pediátrica da unidade.