Nesta sexta-feira (15), uma das principais obras realizadas pela Prefeitura do Natal ganhará novo capítulo. É quando serão abertos os envelopes com as propostas das empresas interessadas na obra da engorda da praia de Ponta Negra, no litoral Sul. A confirmação é da Secretaria Municipal de Infraestrutura.

De acordo com o secretário Carlson Gomes, titular da Seinfra, a pasta terá aproximadamente 40 dias para analisar todas as propostas e apresentar, logo depois, a empresa vencedora que tocará os serviços na praia. "Depois dessa fase, iniciaremos a obra propriamente dita. Serão aproximadamente quatro meses de serviços, desenvolvidos em etapas, para não atrapalhar tanto o fluxo na orla", explicou o secretário de Infraestrutura.

Nesta etapa, serão promovidos os trabalhos de dragagem e aterro hidráulico para preenchimento artificial da praia de Ponta Negra, garantindo uma faixa de areia de 50 metros na maré cheia e até 100 metros na maré seca. Serão investidos em torno de R$ 80 milhões nesses serviços em uma parceria entre a administração municipal e o Governo Federal.

Intervenção

O secretário Carlson Gomes, da Seinfra, explicou que a obra na praia de Ponta Negra é necessária para conter o avanço do mar na orla e o prejuízo para atividades promovidas naquela área da cidade. “É um projeto de intervenção obrigatório, pois os estudos ambientais apontam que o avanço do mar pode ser bastante destrutivo para a área da costa de Ponta Negra. É um processo essencial também para um maior uso econômico, para o lazer, e para outras atividades do local. Afinal, 90% dos leitos turísticos de Natal se encontram naquela região", finalizou o secretário de Infraestrutura.