O selo “Empresa Amiga do Autista” foi lançado nesta quinta-feira (04) pelo prefeito de Natal, Álvaro Dias, em cerimônia realizada no salão nobre do Palácio Felipe Camarão. O selo destina-se a empresas e estabelecimentos que adotem políticas internas voltadas para a inclusão, adaptação e promoção do emprego e renda, bem como para a realização de ações sociais direcionadas às pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Neste primeiro momento, foram contemplados a COMJOL; Nordestão; Partage Norte Shopping; Restaurante Camarões e VerdFrut.

“Ao instituir o selo “Empresa Amiga do Autista” a nossa gestão só reforça a sua preocupação e trabalho em defesa da inclusão e do respeito a essa tão nobre causa. A sociedade precisa cada vez mais se envolver, buscar compreender e se dispor a ajudar. A luta contra o preconceito e a discriminação precisa ser diária e não vamos descansar em busca da promoção do respeito, inclusão e ampliação dos direitos da população com “Transtorno do Espectro Autista” para termos uma sociedade ainda mais justa, igualitária, humana e fraterna”, disse Álvaro.

O prefeito parabenizou as empresas pelo recebimento do selo e disse que esse reconhecimento servirá de estímulo para que mais estabelecimentos possam aderir ao movimento: “Essa união de esforços entre o poder público e a iniciativa privada é fundamental. Hoje estamos premiando grandes empresas, que demonstraram muita sensibilidade e visão de mercado ao abrir espaço e respeitar os direitos das pessoas com “Transtorno do Espectro Autista”. Esse exemplo precisa e deve ser seguido por empresas de todos os segmentos”, comentou.

O deputado estadual Adjuto Dias participou da solenidade e falou sobre a instituição do selo: “Vejo essa iniciativa com muito entusiasmo e parabenizo a gestão municipal e as empresas contempladas. Cada vez mais, os consumidores estão atentos a essas questões de responsabilidade social e dão preferência a estabelecimentos que respeitam os direitos das pessoas com deficiência, têm boas práticas ambientais e se envolvem para contribuir com a solução dos problemas locais. É importante esse envolvimento de todos nessa corrente do bem que só gera benefícios”, pontuou.

Rochele Elias de Farias falou em nome das mães e pais atípicos presentes na solenidade. Ela lembrou que boa parte da população conhece ou tem na família alguém com deficiência, mas mesmo assim ainda há muito preconceito e barreiras a serem enfrentadas. Ela disse que a instituição do selo representa muito para a cidade: “Esse é um avanço bem significativo e de grande valia. Nossos filhos consomem, entendem e fazem questão de voltar aos locais onde são respeitados e bem acolhidos. Não tenho nenhuma dúvida de que aquela empresa que respeita e garante os direitos dos autistas agrega um valor enorme ao seu negócio e terá um público fiel”, destacou.

Participaram da solenidade a secretária municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), Andréa Dias, o secretário municipal de Saúde (SMS), Adílson Boldo, além do vereador Dickson Nasser Júnior, autor da lei que institui o selo “Empresa do Amigo Autista”.