A Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social – Semtas, através do Departamento de Empreendedorismo participa da 5ª Feira do Comércio e Empreendimentos da Zona Norte de Natal (Fecern), realizada pela Associação dos Comerciantes e Profissionais Autônomos da Zona Norte (Asconort). O evento começa nesta sexta-feira (3), e segue até o dia 12 de setembro, na Área de Lazer do Panatis

A Semtas está presente na Facern com mais de oito estantes, onde os beneficiados do Setor da Economia Solidária - Ecosol e os artesãos do Mercado Municipal de Artesanato – Artesanat estão expondo diversas peças e produtos para a venda. “As nossas expectativas são as melhores possíveis. Eventos como esse são importantes porque facilitam a comercialização e divulgam os produtos dos artesãos e dos beneficiados da Ecosol.”, afirma Frederico Leite, Chefe do Departamento de Empreendedorismo da Semtas.

O Ecosol está expondo diversos produtos produzidos através de consultoria realizada pelo Projeto Semtas/Sebrae, que fortalece empreendedores coletivos de Economia Solidária (associações, cooperativas, grupos produtivos, segmentos culturais) em parceira do Serviço de Apoio às Pequenas e Médias Empresas do Rio Grande do Norte – Sebrae/RN. “Como a maioria das pessoas tem dificuldade no acesso ao mercado de trabalho individualmente, elas se unem em associações de economia solidária para promover e gerar renda. Daí entra a Semtas que está trabalhando para realizar a inclusão social e também a valorização do ser humano através desses grupos”, afirma Frederico Leite.

Representando o Ecosol na Fecem, estão 60 pessoas integrantes de seis associações: Associação do Bem-estar da Mulher (ASCOBEM), Associação Mães Criando Arte, Mão que Criam, Rede de Sonhos, Associação Comunitária do Planalto – ACAP, Associação Comunitária de Artesãos de Mãe Luiza (ACAML). “Estamos com vários artesanatos lindos como, bordados, vestuários, crochê, recicláveis, bolsas, toalhas, dentre outros”, afirma o Diretor do Departamento de Empreendedorismo da Semtas.

O Ecosol participará ainda, no próximo dia 10, às 19h, do desfile de moda do evento. “Iremos apresentar mais de 30 diferentes peças para atrair ainda mais os visitantes aos nossos estandes”, afirma Frederico Leite.

Já o Artesanat está com produtos de mais de 40 artesãos no espaço da Prefeitura Municipal do Natal. Quem for ao estande poderá conferir as belas peças de renda de bilro, trabalhos em pintura, bonecas artesanais, trabalhos com pimentas e cestarias em jornal, dentre outros. “Estaremos apresentando os melhores produtos produzidos no Mercado. Vale a pena ir à Feira conferir. Nossa expectativa é de mais de 15 mil reais em vendas”, afirma Neto Leal. Atualmente o Centro de Artesanato contabiliza mais de três mil artesãos cadastrados.