Nesta segunda-feira (13), aconteceu a abertura da Semana do Bebê Natalense 2024, na Unidade de Saúde de Candelária. O evento foi marcado pela inauguração da sala de apoio à amamentação na unidade e pela divulgação do projeto de ampliação da amamentação no município.

 

“Hoje é um momento de alegria, e de levar, não só para aos servidores, mas para toda a população o incentivo de aleitamento materno e dos cuidados com a primeira infância, porque precisamos que a população entenda que a saúde não é só tratamento, mas que fazemos um trabalho de prevenção e promoção à saúde no nosso município. Então estamos iniciando hoje uma semana intensa de fortalecimento e de conscientização, para reforçar um olhar diferente que precisamos ter para nossas crianças, para que problemas que poderiam ser evitados na infância não reflitam sobre o futuro delas”, comenta Rayanne Araújo, secretária adjunta de Atenção Integral à Saúde (SAD/AIS) membro da mesa de abertura do evento.

 

A diretora da UBS de Candelária, Sânia Câmara, comenta emocionada sobre a inauguração da campanha e da sala de amamentação na unidade. “É com imenso prazer que estamos aqui realizando a abertura da semana do bebê, quero agradecer a toda a minha equipe que, de braços abertos, me ajudaram na implementação deste serviço na nossa unidade.”

 

O evento marcou a inauguração oficialmente da sala de apoio à amamentação na unidade e pela divulgação do projeto de ampliação do incentivo ao aleitamento materno no município. A sala tem a finalidade de apoiar as mulheres com dificuldades na alimentação dos filhos a fim de garantir o aleitamento exclusivo até os seis meses e continuado por pelo menos dois anos.

 

“A UBS de Candelária inaugura essa proposta, mas a nossa intenção é ampliar essas salas de apoio nos nossos serviços, dada a importância dessa iniciativa. Pois muitas mães passam por dificuldades durante o período de amamentação, e que com o apoio do profissional ela consegue a manutenção dessa prática.”, reforça a nutricionista Monique Silveira Rosa, responsável técnica em Aleitamento Materno do Núcleo de Alimentação e Nutrição (NAN) da SMS Natal sobre a importância do serviço.

 

Com um ambiente acolhedor, a sala de apoio à amamentação oferta diversos serviços, como teste da linguinha e teste orelhinha, por exemplo, além de auxiliar as mães no processo de alimentação dos filhos. “Vimos que grande parcela dessas mães, quando não se tem um acolhimento ou uma rede que vá amparar essa mulher, o bebe não chega ao quarto mês de vida, e desses casos, 90% são por falta de acompanhamento e trauma mamilar, pois a mãe deixa de amamentar, por diversas razões. Então, foi isso que nos incentivou a fazer uma sala de acolhimento, para que essa mãe chegasse para o profissional aqui e a gente acolhesse.”, comenta a fonoaudióloga e responsável pela sala, Rosie Nubia Negromonte.

 

A pedagoga Karoline Gomes, levou a filha de 43 dias, Yarin Cloe, a unidade para realizar o teste da orelhinha, e após avaliação da fonoaudióloga na sala de amamentação, a equipe realizou o procedimento de cirurgia de frenotomia, que consiste na remoção de uma membrana que liga a parte inferior da língua ao assoalho da cavidade oral pode causar problemas na amamentação. “Vim na semana passada fazer o teste e conversei sobre a questão do freio da língua que a minha filha tinha, e a fono fez o procedimento de retirada e me ajudou também com a questão da pega da amamentação. Hoje vim para o retorno para confirmar que deu certo o procedimento, e para mostrar que aumentei a produção de leite através das instruções que recebi aqui na sala”.

 

O pequeno Nicolas, segundo filho da coordenadora pedagógica Edna Medeiros, também passou pelo procedimento cirúrgico após acompanhamento com a equipe da unidade. “Ele tinha dificuldade de amamentar, ficava mais cansadinho, não chorava direitinho, não colocava muito a língua para fora, e depois que foi feito o procedimento, a mamada está bem melhor, não me machuca mais, pois ele puxava bastante para poder sair o leite, e agora não”, confidencia a mãe.

 

Com o tema "Investindo no Futuro: Promovendo o Desenvolvimento Integral na Primeira Infância", a Semana do Bebê Natalense 2024 busca destacar a importância dos cuidados adequados e garantir o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento das crianças entre 0 e 6 anos. A ação, que acontece de 13 a 17 de maio no município, tem o intuito de reforçar os cuidados integrais para crianças menores de seis anos de vida e incentivar a doação de leite humano.