A Escola Municipal Professora Maria Alexandrina Sampaio participou da cerimônia de abertura do curso de Formação Inicial e Continuada de Qualificação Profissional em “Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão”. O evento ocorreu na noite desta terça-feira (11), no auditório do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), Campus Zona Norte, marcando o início de uma nova etapa educacional para os estudantes.
O curso, resultado de uma parceria entre a Secretaria Municipal de Educação de Natal e o IFRN, visa integrar conhecimentos da formação geral com a educação profissional, permitindo que os estudantes atuem como eletricistas de baixa tensão e elevem sua escolaridade. Esta é a terceira turma da escola, composta por 28 estudantes, integrados ao projeto de Educação de Jovens e Adultos do IFRN. O curso de Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão possui uma carga horária de 200 horas, distribuídas em componentes curriculares nos núcleos estruturantes, articulador, tecnológico e atividades complementares.
Com palavras de incentivo e expectativa, o diretor-geral do Campus Natal Zona Norte, professor Edmilson Barbalho Campos Neto, destacou a importância do curso para a construção da educação. “A educação precisa acreditar nessa nova modalidade. Estamos há três anos construindo a educação para jovens e adultos, assumindo também a profissionalização para o Ensino Fundamental. É uma casa que acolhe a todos que precisam de uma educação para transformar vidas”, afirmou o diretor. Ele também incentivou os estudantes a aproveitarem essa oportunidade como um caminho para futuras conquistas educacionais e profissionais.
A chefe do setor de Educação de Jovens e Adultos, professora Heloísa de Melo Cruz Alves, representando a Secretaria Municipal de Educação, ressaltou que a Educação de Jovens e Adultos em Natal está presente em 22 unidades escolares, sendo a Escola Municipal Professora Maria Alexandrina uma delas. "Valorizem, não desistam das aulas. Toda equipe pedagógica quer ver vocês recebendo os certificados. Esse é o nosso sonho", afirmou a professora.
Os estudantes também expressaram suas expectativas. Gilvan Leandro Barbosa, de 34 anos, profissional autônomo, destacou o valor de ter um curso de uma instituição federal no currículo. "A importância desse curso para mim, além de ser um nível federal, é que pode abrir portas de emprego. Eu estava ansioso por esse curso, pois desejava participar dele", contou.
O estudante José Carlos Vasconcelos, de 48 anos, comerciário, comentou sobre a oportunidade única que o curso representa. "A grande importância desse curso do IFRN é profissionalizar pessoas que não têm oportunidade de pagar por uma formação em instituições particulares. Esse curso abre portas no comércio e em várias áreas relacionadas ao setor de eletricidade. Hoje, após criar meus filhos e ser avô, tenho a oportunidade de realizar meu sonho de estudar eletrotécnica", disse emocionado.
O curso de Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão é mais uma iniciativa que demonstra o compromisso da Secretaria Municipal de Educação e do IFRN em oferecer oportunidades de crescimento pessoal e profissional para jovens e adultos de Natal.