Em quatro dias de campanha, o "Drive-thru de lixo eletrônico" recebeu 608 kg de resíduos descartados pela população, durante a Semana do Meio Ambiente de Natal 2024. Um aumento de 164% em comparação ao ano passado, que coletou cerca de 230 kg, sendo resultado da ampliação dos pontos de coleta.
Os pontos de coleta foram nas quatro zonas administrativas da cidade e a campanha ocorreu por meio de uma parceria entre a Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Urbana e a Natal Reciclagem. E o apoio da secretaria de Mobilidade (STTU), Comando de Polícia Rodoviária Estadual (CPRE), Partage Norte Shopping, Shopping 10, Liga Norte Riograndense Contra o Câncer e CCAB Sul.
A ação teve como objetivo mitigar danos causados por descarte incorreto desses materiais, mas além disso também promoveu economia de água e energia.
Segundo as estimativas do Natal Reciclagem, o drive-thru foi capaz de prevenir a emissão de 904,0 Kg CO2 (gás carbônico) na atmosfera, foram evitados de serem produzidos 3.779,1 MW/h. Para essa quantidade de material eletrônico 210,2 árvores são poupadas por ano, assim como 449.391,3 litros de água.
Nos pontos de coleta espalhados pela cidade, o CCAB-SUL, em Capim Macio, na zona sul, liderou a coleta, com um total de 277 kg de resíduos eletrônicos. O Shopping 10, localizado no Alecrim, na zona leste, contabilizou 188 kg, a Liga Contra o Câncer, em Nossa Sra. de Nazaré, na zona oeste, foram 103 kg. E por fim, no Partage Norte Shopping, na zona norte, 40 kg de resíduos.
Os resíduos eletrônicos possuem vários materiais em sua composição, como vidro, plásticos e metais, o descarte adequado garante que eles serão desmontados e esses materiais usados como matéria prima em novas produções, contribuindo com a redução de retirada de recursos da natureza.