A fiscalização ambiental da Secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) participou de uma operação conduzida pela Polícia Militar com o objetivo de combater o roubo de fios de cobre das concessionárias de energia e telefonia. A ação que também contou com o apoio do Corpo de Bombeiros, Cosern, Caern e Oi foi nessa quarta-feira (12).

O objetivo foi vistoriar sucatas nas quatro zonas da cidade e a Semurb autuou na fiscalização de infrações ambientais e relativas à legalização dos estabelecimentos.

Na Zona Oeste, foram vistoriadas três sucatas nos bairros de Felipe Camarão e Cidade Nova. Já na Zona Leste, foram inspecionadas 11 sucatas nos bairros de Passo da Pátria e Alecrim. Na Zona Sul, a equipe tinha quatro pontos a serem vistoriados, mas apenas dois estavam abertos no momento da operação. Por fim, na Zona Norte, foram visitadas quatro sucatas, sendo duas em Nossa Senhora da Apresentação, uma em Lagoa Azul e outra na Redinha.

Dos estabelecimentos visitados, dois foram autuados por ausência de licença e mais duas sucatas foram notificadas para limpeza e solicitação de alvará de funcionamento, na zona oeste. Além disso, três proprietários foram notificados para regularizar o alvará de funcionamento e dado um prazo de 30 dias para a desobstrução de vias públicas ocupadas por material de sucata.

Um local foi interditado pelo Corpo de Bombeiros por representar perigo à população vizinha na zona sul e mais outros dois autuados por ausência de licença, na mesma zona.

Apenas em uma sucata, na zona norte, foram identificadas fiações suspeitas e o responsável foi conduzido à delegacia. Ainda na região, três foram autuados e um foi notificado para adequação do serviço.