Coibir as ligações clandestinas e acabar com o lançamento de esgoto e água servida nas praias da cidade. É com esse que objetivo que a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) realizou na manhã desta quinta-feira, 09 de setembro, duas vistorias em hotéis da Via Costeira. O trabalho iniciado no final do mês de agosto faz parte de uma Operação Conjunta entre a Prefeitura do Natal e a Caern.

A fiscalização da Semurb realizou a primeira vistoria nos dois estabelecimentos, no dia primeiro de setembro, e constatou a existência de dois pontos de poluição. O primeiro, uma ligação clandestina direto na rede de drenagem que desemboca na praia, e o segundo resultado do extravasamento de água servida, também na rede de águas pluviais, devido a um defeito em uma estação elevatória que bombeia a água servida para a rede pública de esgoto.

Na ocasião, os responsáveis foram orientados a reparar as irregularidades. “Este trabalho é de fiscalização preventiva, em que nós identificamos os pontos com problemas e que possam prejudicar a balneabilidade da orla”, conta a supervisora de fiscalização da Semurb, Rejane Alves. Ainda segundo ela, essas vistorias serão feitas semanalmente, em dias alternados, e contarão sempre com a participação das equipes da Semopi, Arsban e Covisa, além da Caern.

“Hoje verificamos que um dos problemas já havia sido solucionado após a visita dos fiscais na semana passada, no entanto, ainda existe a destinação inadequada de água servida e água da chuva em um dos hotéis, pois ambas estão sendo despejado na rede de drenagem, o que ocasiona uma sobrecarga na rede e com isso, possíveis extravasamentos para a praia”, finaliza Rejane.