O primeiro albergue público de Natal será inaugurado no início do próximo mês de outubro na rua Câmara Cascudo na Ribeira, antiga rua das Virgens. A prefeita do Natal, Micarla de Sousa, visitou na tarde desta sexta-feira (10), às instalações do albergue e comprovou a qualidade da estrutura. “Estaremos proporcionando aos moradores de rua uma oportunidade de ter acomodações dignas durante o período da noite”, ressaltou a prefeita Micarla de Sousa.

O albergue municipal de Natal abrigará moradores de rua somente no período da noite, sempre das 18 horas às 8h30 do dia seguinte. O prédio terá uma estrutura de 72 leitos, distribuídos em 23 apartamentos, além de copa cozinha e banheiros, masculino e feminino adaptados para pessoas portadoras de necessidades especiais, duas salas para administração e outra para guardar os pertences dos abrigados.

Segundo o adjunto de Assistência Social, da Secretaria Municipal de Assistência Social (Semtas), Edison Nonato de Farias, o albergue acomodará no seu térreo o público masculino e no primeiro andar o feminino. “As pessoas que serão abrigadas neste albergue vêm para cá através do trabalho desenvolvido pela equipe da chamada Busca Ativa, que são psicólogos, educadores, assistentes sociais, que vão às ruas conversar coma população de moradores de rua e depois trazê-los para o albergue”, explicou Edison Nonato.

Encaminhamento

O titular da Semtas, Alcedo Borges, informou que ao chegar no albergue os moradores de rua recebem material de higiene pessoal, tomam banho e recebem uma sopa no jantar, antes de ir dormir. “No dia seguinte tomam café da manhã e são encaminhados para o Centro de Referência para População de Rua, que fica localizado na Ribeira, onde recebem os serviços do Sistema Único de Assistência Social (Suas).”, informou o secretário Alcedo Borges.

Os moradores de rua serão encaminhados para os serviços do Centro de Referência em Assistência Social (Cras) e do Centro de Referência Especializado em Assistência Social (Creas) com atividades de qualificação profissional, assistência médica, psicológica, apoio às famílias.

“O objetivo do albergue não é apenas dar abrigo aos moradores de rua, mas proporcionar a eles a oportunidade de ter uma perspectiva de uma vida melhor, por meio de uma qualificação profissional e da a volta do apoio familiar”, destacou a prefeita Micarla de Sousa.

Segundo o secretário adjunto Edison Nonato, a capital potiguar terá um segundo albergue, que será localizado na Praia do Meio e terá suas obras de adaptação iniciadas após a inauguração do prédio da Ribeira.