Talento e criatividade. Estas duas palavras definem bem o trabalho desenvolvido pelas artesãs que fazem parte do projeto Economia Solidária, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) e que tem o objetivo de fomentar o desenvolvimento de grupos na perspectiva do comércio justo e solidário em Natal.

Uma mostra deste trabalho foi apresentada na noite desta sexta-feira (10), durante a realização da IX Feira do Comércio e Empreendimentos da Zona Norte (Fecern), evento organizado pela Associação dos Comerciantes e Profissionais Autônomos da Zona Norte (Asconort), até o próximo dia 12 deste mês, na área de lazer do Panatis, na zona Norte de Natal.

Seis grupos de artesãos realizaram um desfile de moda de seus trabalhos durante o evento, na 3ª Mostra do Artesanato Potiguar, além de participar do 2º Concurso de Artesanato Potiguar. Participaram do desfile modelos usando peças produzidas por artesãs da Associação Mãos que Criam (da Associação de Bordadeiras, Costureiras e Artesãs do conjunto Santa Catarina), Associação Mães Criando Arte (Mãe Luiza), Associação Comunitária dos Artesãos do Planalto (Acap).

Também participaram a Associação Rede dos Sonhos (Petrópolis), Associação Comunitária Bem-Estar da Mulher (Ascobem – conjunto Santarém) e o grupo Brisa do Farol (Mãe Luiza). “O apoio que recebemos da Semtas através do projeto Economia Solidária é maravilhoso, pois tem nos apoiado com cursos profissionalizantes, matéria prima e comercialização de nossa produção”, destacou a artesã Zuleide Pedro da Silva, presidente do grupo Mães Criando Arte.

Para o desfile, as artesãs apresentaram modelos de roupas e acessórios criados com bordados rústicos, fuxico, pintura, estamparias, crochê, tudo feito com muita qualidade e profissionalismo.

Premiação

O resultado do concurso de artesanato realizando na noite desta sexta-feira (10), logo após o desfile, teve em primeiro lugar a artesã Maria Liliane, da Ascobem, que recebeu um prêmio de R$ 800,00 em dinheiro. Em segundo lugar ficou Joana Darc, da Apomi, que recebeu R$ 400,00 e em terceiro lugar ficou a artesã Maria Dionísio, da Associação Mãos que Criam, recebendo R$ 300,00.

Na ocasião também foram entregues comendas às entidades parcerias que contribuíram para realizaram da Fecern 2010, representadas pelo o titular da Semtas, Alcedo Borges, o secretário adjunto do Trabalho da Semtas, Pedro José Xavier da Costa, a diretoria técnica do Economia Solidária, Ivanice Laurentino da Silva e o coordenador do projeto, Dikson Rene.

Durante a Fecern 2010, a Semtas montou um estande onde são comercializados e apresentados os produtos desenvolvidos pelos diversos grupos de artesãos que são atendidas através do projeto Economia Solidária.

Parceria

De acordo assessora técnica do projeto Economia Solidária, Ivanice Laurentino, os trabalhos apresentados durante a Fecern têm na sua produção o apoio da parceria desenvolvida junto com o Sebrae/RN, através do Projeto de Fomento ao Comércio Justo e Solidário.

“Esta ação visa fomentar a inserção das artesãs no mercado e conta com recursos de cerca de R$ 177 mil, sendo 30% oriundos da Prefeitura do Natal e 70% do Sebrae/RN”, informou Ivanice Laurentino. Este projeto oferece cursos de design, mercadologia, auto-gestão, comércio justo, visando o comércio exterior.

A assessora técnica do Economia Solidária informou ainda que este projeto atende no geral a cerca de 50 associações, beneficiando um contingente de aproximadamente 500 artesãos de todas as regiões da capital potiguar.

Exportação

O titular da Semtas informou que estes artesãos terão, até o final deste ano, seus produtos comercializados na Holanda. “Para prepará-los para entrar no mercado exportador eles passaram por um processo de qualificação que abrangeu a formalização, capacitação, criação do design e portfólio e adequação dos produtos ao mercado europeu”, explicou Alcedo Borges, que já enviou catálogos de criações das artesãs de Natal para Holanda, com uma coleção voltada para o verão.