A prefeita do Natal, Micarla de Sousa, detalhou na tarde desta segunda-feira (13), à imprensa, na sede da Secretaria Municipal de Planejamento, Fazenda e Tecnologia da Informação (Sempla), quatro projetos de drenagem e pavimentação apresentados pelo município, pré-aprovados pelo Governo Federal para integrarem a segunda etapa do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC 2). As obras totalizam R$ 346 milhões em recursos e a previsão é que possam ser iniciadas no primeiro trimestre de 2011.

A lista de projetos inclui a drenagem da região do San Vale/Parque das Colinas (R$ 92 milhões); a macrodrenagem da futura Arena das Dunas (R$ 200 milhões); urbanização da zona Norte (R$ 30 milhões), que beneficiará vários loteamentos, como, por exemplo, o Santa Cecília, Novo Horizonte, Vila Paraíso e Kipanorama, além da interligação do reservatório de detenção (lagoa de captação de chuvas) do Panatis e Acaraú e ainda a ampliação das obras já contempladas no PAC 1, no bairro de Nossa Senhora da Apresentação (R$ 24 milhões),

A expectativa da Prefeitura do Natal é concluir os projetos dentro de 30 meses após o início dos trabalhos. Porém alguns itens, como o túnel a ser utilizado na drenagem da futura Arena das Dunas deve ficar pronto até 2012, pois se trata de uma das condicionantes para a construção do estádio que servirá à Copa do Mundo de 2014.

“A Prefeitura fez a sua parte. Trabalhou de forma antecipada e planejada. Os critérios técnicos foram todos cumpridos. Agora vamos aguardar a avaliação do Governo Federal a possível aprovação”, declarou Micarla de Sousa. A prioridade, informou a prefeita de Natal, será a obra de drenagem, formada por um túnel que começa no estádio Machadão e atravessa cinco bairros de Natal até o rio Potengi, interligando no caminho várias lagoas de captação de águas de chuvas.

As propostas passarão ainda este mês pela análise de técnicos do Ministério das Cidades, para que os recursos possam ser liberados e a licitação realizada. No caso das obras de urbanização da zona Norte, o objetivo é atender às demandas apontadas no Plano Diretor de Drenagem, investindo em melhorias em diversos loteamentos da região, combatendo os alagamentos e os problemas causados pelas chuvas nas vias de barro e também nas pavimentadas.

Novos projetos

Para a próxima etapa do PAC 2, destinada aos investimentos que integram o “eixo de equipamentos urbanos e sociais”, a Prefeitura do Natal irá elaborar e apresentar projetos que contemplam a construção de creches e pré-escolas, beneficiando cerca de 10 mil crianças vindas das antigas creches do Governo do Estado; quadras poliesportivas; “praças do PAC”; unidades básicas de saúde; e unidades de pronto-atendimento 24 horas (UPAs).

5 UPAs em Natal

Com relação as UPAs, a chefe do executivo municipal natalense informou que foram pré-aprovados para receber as respectivas ordem de serviços as Unidades de Pronto Atendimento do Planalto e do bairro de Nossa Senhora da Apresentação. “Teremos ainda uma quinta UPA, que terá também seu projeto encaminhado, a ser construída nas Rocas”, explicou a prefeita Micarla de Sousa.