Entre os dias 29 de novembro e 10 dezembro, a Prefeitura do Natal, através da Secretaria Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres (Semul), promove uma campanha de 21 dias de ativismo. Esta campanha visa conscientizar a sociedade sobre a importância do enfrentamento à violência contra as mulheres.


A fim de manifestar a importância do cuidado com as mulheres, a Semul trabalha para que campanhas e ações efetivas sejam empregadas no combate à violência contra a mulher, seja em casa, no ambiente de trabalho ou na sociedade em geral. A gestão emprega diversas medidas para que o cuidado com as mulheres seja constante e possam contribuir para o fim de qualquer violência.


Com o tema “21 dias de ativismo: Pelo fim da violência contra as mulheres”, a Semul reitera a necessidade de momentos de conscientização de toda a sociedade, para que seja visto a importância de cuidado e do fomento a políticas públicas que visem a extinção de toda e qualquer violência. Desta maneira, a campanha emprega uma variedade de ações em toda a programação, partindo desde a Mostra Itinerante que passa pelo Praia Shopping nos dias 29 e 30 de novembro, e pelo Midway Mall entre os dias 3 e 5 de dezembro.


Na quarta-feira, 04 de dezembro, acontecerá uma apresentação da Campanha no Salão Nobre da Prefeitura. Seguindo com a programação, no dia 06 de dezembro a Mostra Itinerante passa pelo Partage Norte Shopping, além do mesmo dia acontecer ação de conscientização no Carnatal.


“A campanha visa conscientizar a sociedade nesta luta contra a violência contra a mulher, destinando formas para as mulheres tomarem ciência dos abusos e como tomar providências, por isso estamos levando mostras para os shoppings e lugares onde elas tenham contato e entendam a intensidade dos atos. Dessa maneira, a campanha mostra a sensibilidade do município que conta com diversos serviços que atendem às mulheres em situação de vulnerabilidade“, destacou Mydiane Avelino, secretária Municipal de Políticas Públicas para as Mulheres.


Para encerrar toda a programação, a campanha realiza dois dias de palestra, dias 09 e 10 de dezembro, no CREN. Assim, a Semul promove e divulga as ações que estão sendo preparadas e transformadas em políticas públicas de auxílio direto às mulheres.


A Prefeitura do Natal conta com o Centro de Referência Elizabeth Nasser que possui capacidade para 06 salas de atendimento aberto para as mulheres e suas famílias com a presença de psicólogos e assistentes sociais e  apoio jurídico, corroborando para as mulheres e suas famílias garantirem os seus direitos dados pela lei.