Com cerca de 200 profissionais, o Samu Natal comemora seu 8º aniversário de atuação na cidade, seguindo como referência maior no atendimento de urgência e emergência do estado. A programação festiva pelo aniversário do órgão contará com um ato ecumênico, um ciclo palestras direcionadas aos profissionais de saúde e o público em geral, além de um torneio de futebol e uma feijoada de encerramento.

Nessa quarta feira (15/09) o Samu abrirá as comemorações de aniversário com um ciclo de palestras. A primeira delas, da psicóloga Cristiane Medeiros, debaterá o tema “Abalo emocional da emergência – lidando com o luto”. “Enfrentar cenas de forte apelo emocional é uma rotina para nós que fazemos o Samu Natal. Temos que estar preparados para isso”, explica a coordenadora de enfermagem, Wilma Dantas. Na sequência o cirurgião e professor de Medicina da UFRN, Edilson Pinto falará sobre “Como evitar a síndrome de Burnout – lidando com a emergência”.

Quinta feira (16/09) a programação contará com a palestra do 1º tenente da aeronáutica, Rafael Gonçalves, sobre “O transporte aero médico”. Na ocasião, o tenente abordará as diversas nuances sobre o resgate e o transporte de pacientes por via aérea. O enfermeiro Agripino Dantas comandará a 2ª palestra do dia, sobre “Como reconhecer o paciente grave”. A 3ª palestra abordará o tema “Incidente com múltiplas vítimas”. Nela, o coordenador do NEP, o médico Adson Vale falará sobre o resgate, a remoção, a identificação e o atendimento nos casos de acidentes com mais de 5 vítimas. O dia se encerrará com um torneio de futebol envolvendo as equipes de atendimento pré hospitalar.

Na sexta feira (17/09) pela manhã, dia exato em que o Samu Natal completa 8 anos de existência, os funcionários do órgãos participarão de um ato ecumênico comandado pelo PE. Campos, seguido de um café da manhã. A última palestra do ciclo acontecerá à tarde, onde o médico psiquiatra Marcelo Kimati, falará sobre “As urgências do comportamento”, ensinando a atender os casos de surtos e distúrbios psiquiátricos. A palestra contará com uma demonstração de técnicas de imobilização e defesa pessoal em ocorrências dessa natureza.

Todas as palestras acontecerão no auditório do Samu Natal. A semana comemorativa se encerrará no sábado, com uma feijoada para todos os funcionários no clube Conacam.

Programação:

15/09 - QUARTA FEIRA

08:00 hs – “Abalo emocional da emergência- lidando com o luto” – Cristiane Medeiros (Psicóloga)
09:00 hs – “Como prevenir a síndrome de Burnout – lidando com a emergência” – Edilson Pinto (Médico)
10:00hs – Coffe Break

16/09 – QUINTA FEIRA

08:00 hs – “Transporte de pacientes aero médico” – Rafael Gonçalves
09:00 hs – “Reconhecendo o paciente grave” – Agripino Filho (Enfermeiro – Samu Natal)
10:00 hs – Coffe Break
10:20 hs – “Incidente com múltiplas vítimas” – Adson Vale (Médico Samu Natal)
15:00 hs – Torneio de futebol – Equipe Pré Hospitalar x Equipe Hospitalar (Walfredo Gurgel)
Local: Colégio Atheneu

17/09 – SEXTA FEIRA

08:00 hs– Ato Ecumênico (Pe. Campos)
09:00 hs – Café da manhã
14:30 hs – “Urgência do comportamento psiquiátrico” – Marcelo Kimati (Médico Psiquiátrico)
15:00 hs – Demonstração de técnicas de imobilização e defesa pessoal.

18/09 – SÁBADO

12:00 hs – Feijoada
Local: Conacan





SAMU NATAL EM NÚMEROS



•22 enfermeiros
•43 médicos
•80 técnicos de enfermagem
•65 condutores
•5 coordenadores
•12 viaturas (9 de suporte básico e 3 de suporte avançado)
•6 motolâncias
•7.800 chamados por mês
•6.500 atendimentos com deslocamento de ambulâncias por mês
•60% dos atendimentos são compostos por casos clínicos. A maioria, doenças cardíacas.