A Unidade de Saúde do bairro Vale Dourado reúne, nesta quarta-feira (15), mais de 150 idosos atendidos pelo Grupo HIPERDIA, formado por portadores de Hipertensão e Diabetes. A idéia é promover uma manhã de atividades, integrando o grupo aos demais usuários da unidade e desenvolver, junto com os profissionais do Programa Saúde da Família uma gincana de saúde.

“Essa atividade está dentro da programação da semana do idoso que estamos fazendo aqui na comunidade. Atendemos aqui no Vale Dourado mais de 1.200 usuários por mês, sendo 10% idosos. Vamos fazer palestras, consultas, distribuir os medicamentos receitados e orientá-los para garantir mais qualidade de vida”, destaca a diretora da unidade, Teodelina da Silva.

A gincana será no Salão paroquial, em frente à Unidade de Saúde. Os usuários serão recebidos pelos profissionais da Unidade Básica e das equipes do Programa Saúde da Família. São médicos, dentistas, enfermeiros, auxiliares e agentes de saúde.

“Temos idosos de até 97 anos. É importante porque fazemos atividades de prevenção e acompanhamento regular e eles dizem que nunca foram tão valorizados como são agora. Nesses encontros, além da parte de saúde, ficamos na integração social, conversamos sobre os direitos dos idosos, auto estima, fazemos rodas de conversas e orações. Eles adoram”, confirma a agente de saúde Jeane Araújo.

Vale Dourado também se destaca pelo trabalho de combate ao tabagismo. Os usuários da unidade participam a cada 15 dias de reuniões e palestras sobre os males do cigarro. Outra atividade que a equipe de Vale Dourado organiza é o passeio de barco pelo Rio Potengi com os idosos atendidos na Unidade.