A IX Mostra de Experiências Pedagógicas dos Professores de Educação Física da rede municipal de ensino de Natal aconteceu nesta segunda-feira (9), no auditório do Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte. O evento, realizado durante todo o dia, reuniu profissionais da área para compartilhar os projetos desenvolvidos nas escolas ao longo do ano letivo, promovendo um intercâmbio de práticas pedagógicas entre os educadores.
Na abertura, a secretária adjunta de Gestão Pedagógica, Naire Jane Capistrano, destacou a importância do compartilhamento de experiências entre os professores. Segundo ela, essa troca é fundamental para o conhecimento das práticas que surgem em cada unidade escolar e para o avanço no aprendizado dos estudantes, com base nas demandas específicas de cada escola.
A assessora pedagógica do Departamento de Ensino Fundamental, Cybele Câmara da Silva, ressaltou que o evento é uma tradição que completa nove anos e tem como objetivo principal permitir que os professores compartilhem suas práticas pedagógicas. "Esse é um momento em que os professores podem divulgar os trabalhos realizados em suas escolas, muitas vezes trabalhos valiosos que ficam restritos ao ambiente escolar e não chegam ao conhecimento de outros educadores", explicou Cybele. Ao longo da Mostra, 15 experiências pedagógicas foram apresentadas, todas com o objetivo de mostrar o impacto das ações na aprendizagem dos estudantes.
Em uma iniciativa inédita, o evento também incluiu uma ação ecológica: em parceria com um projeto de universidade, cada professor presente recebeu uma muda de planta, que pode ser cultivada na escola ou em espaços públicos. "Essa ação conecta o evento ao ambiente do Parque da Cidade, um espaço de lazer, educação ambiental e preservação ecológica, reforçando nosso compromisso com a sustentabilidade", completou Cybele Câmara.
Durante as apresentações, o professor Allan de Medeiros Pinheiro, da Escola Municipal Berilo Wanderley, trouxe à tona a importância das Paraolimpíadas escolares para os alunos com deficiência. Ele enfatizou que a educação física não deve ser vista como um processo de seleção de talentos, mas como uma oportunidade para todos os estudantes, independentemente das suas deficiências, se envolverem com o esporte. "Nosso papel não é formar atletas, mas possibilitar o gosto e a prática do esporte. Para que esses alunos se sintam incluídos, precisamos apresentar o esporte desde cedo, despertando o interesse e garantindo um espaço de visibilidade e participação", afirmou Allan de Medeiros.
Outro relato foi apresentado pelos professores Richardson de Andrade Fernandes e Ilana Dantas Diniz, da Escola Municipal Professor Arnaldo Monteiro Bezerra, que compartilharam a experiência "Esporte de Orientação: Traçando Rotas no Ambiente Escolar". O projeto adaptou práticas corporais de aventura para o contexto escolar, envolvendo cerca de 90 estudantes. "A iniciativa resultou em aprendizados significativos e despertou o interesse da Secretaria de Esporte em incluir essa modalidade nos Jogos Escolares Municipais", contou Richardson de Andrade.