A Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas)formou 78 pessoas na tarde desta quinta-feira (15), em vários cursos de qualificação profissional, ministrados em parceria com a Ong Atendimento Filantrópico Integrado (Afim). A solenidade de entrega dos diplomas aos beneficiados ocorreu na filial da instituição, em Santarém, e contou com a participação da prefeita do Natal, Micarla de Sousa.

Os alunos participaram de cursos de Mecânica de Máquina de Costura (38), Pintura Predial (20) e Pedreiro de Alvenaria com Revestimento em Gesso (20). Segundo o titular da Semtas, Alcedo Borges, os cursos são oferecidos através do Plano Nacional de Qualificação (PNQ), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) e executados em Natal pela Semtas.

“O objetivo destes cursos é oferecer qualificação profissional gratuita a pessoas maiores de 18 anos que estejam desempregadas, dando a oportunidade de emprego e renda para muitas pessoas”, destacou o titular da Semtas, Alcedo Borges.

Além da Ong Afim, outras cinco instituições também oferecem cursos em parceria com a Secretaria de Trabalho e Assistência Social e o PNQ. “Até o final do próximo mês de setembro formaremos um total de 400 trabalhadores”, informou o secretário adjunto da Semtas, Pedro José Xavier da Silva. As outras instituições são a Seara Cristã, Sescop, Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do RN (FCDL), Sest/Senat e Instituto Maria Neuzelide.

“Estes cursos são muito importantes, principalmente para as pessoas que estavam desempregadas e agora aumentaram suas chaves de encontrar uma colocação no mercado de trabalho, que exige cada vez mais qualificação profissional”, destacou a prefeita Micarla de Sousa.

A chefe do executivo municipal natalense lembrou ainda que os frutos destes cursos já podem ser vistos, pois muitos destes alunos já foram contratados pelo mercado de trabalho. “Eles inclusive participaram de aulas práticas, fazendo a pintura da filial da ong Afim e com a construção de um depósito de materiais de alvenaria”, informou a prefeita.

O coordenador da instituição, Franklin Pinto, ressaltou a importância desta parceria para realização dos cursos. “O que nos deixa mais satisfeitos é que estamos alcançando nossos objetivos, que, mais do que oportunizar uma qualificação profissional, também é fazer com que muitas pessoas tenham mais chances de conseguir espaço no concorrido mercado de trabalho”, afirmou Franklin Pinto.

A ong Atendimento Filantrópico Integrado tem sua matriz localizada no bairro de Mãe Luiza, onde oferece atividades ligadas a arte, cultura e qualificação profissional. É neste local onde também está instalada um Telecentro da Prefeitura do Natal. “Também teremos um telecentro na nossa filial da zona Norte, numa grande sala no primeiro andar, que foi todo preparado pelos alunos que hoje se formaram”, informou o coordenador Franklin Pinto.