A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Planejamento (SEMPLA), realiza, no dia 9 de abril de 2025, a Conferência Municipal do Plano “Pra Frente Natal”, etapa final do processo presencial de escuta popular que vem sendo promovido em diversas regiões da cidade. O evento acontece das 8h às 12h, no CEMURE – Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves, localizado na Av. Coronel Estevam, 3705, no bairro Nossa Senhora de Nazaré.

A conferência marca o encerramento da série de eventos territoriais realizados nos bairros das quatro regiões administrativas de Natal, fortalecendo o compromisso da gestão Paulinho Freire com um planejamento construído a partir da participação direta da população.

O objetivo do encontro é consolidar os principais desafios apontados pelas comunidades e definir coletivamente as propostas e prioridades para o futuro de Natal. As contribuições colhidas orientarão o aperfeiçoamento do Plano Plurianual Participativo (PPA) e as ações da Prefeitura nos próximos anos.

Qualquer cidadão pode participar

A conferência é aberta a toda a população natalense, além de representantes de movimentos sociais, conselhos, instituições, coletivos e demais segmentos da sociedade civil organizada.

Para participar, basta se inscrever pelo site https://prafrente.natal.rn.gov.br/, acessando a aba “Participação Social”. No ato da inscrição, o cidadão deve escolher um dos Grupos de Trabalho (GTs) temáticos, de acordo com seu interesse:

  1. Educação

  2. Urbanismo e Saneamento Ambiental

  3. Esporte, Cultura, Lazer e Turismo

  4. Saúde

  5. Trânsito, Transporte e Mobilidade

  6. Desenvolvimento Socioeconômico

Cada grupo contará com apoio da equipe técnica da Prefeitura para organizar os debates, acolher as propostas e sistematizar as prioridades levantadas. Ao final, as contribuições serão incorporadas ao planejamento municipal como base para políticas públicas mais eficazes, justas e conectadas com a realidade da população

A Conferência Municipal do Plano “Pra Frente Natal” representa o momento de síntese e convergência das escutas realizadas nos bairros, e reafirma o compromisso da atual gestão com a democracia participativa e o protagonismo social na construção dos rumos da capital potiguar.