O Parque Ecológico de Capim Macio foi palco, no sábado (5), do “Abril Verde no Parque”. A Ação convidou a população a abandonar o comportamento sedentário e estimular a criação de hábitos mais saudáveis. Oferecendo diversos serviços de saúde, o evento foi realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Natal, em parceria com a Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (SEMTAS), Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (SEL) e o Conselho Regional de Educação Física da 16ª Região (CREF16/RN).
“Estamos muito felizes em ver, mesmo em uma manhã chuvosa de sábado, pessoas de diversas faixas etárias empenhados na busca de uma melhor qualidade de vida. Esses eventos são de extrema importância e a gestão está comprometida em continuar trabalhando para oferecer um maior cuidado e melhor qualidade de vida para a população do nosso município”, comentou Sandra Raissa, Secretária Adjunta de Atenção Integral à Saúde (SAD/AIS), sobre a importância da ação.
O intuito da ação foi incentivar a prática de atividade física, estimulando para que as pessoas saiam do sedentarismo. “O sedentarismo pode levar a várias doenças, e a atividade física trata e previne várias doenças crônicas, como hipertensão, diabete, obesidade, entre outras”, explicou Altieres Elias, profissional de educação física da Academia de Saúde de Pajuçara, e um dos responsáveis por comandar algumas das atividades ofertadas. Altieres reforou que existem vários tipos de exercícios que as pessoas podem aprender e colocar na sua rotina. “Se prestar atenção, existem várias estratégias de se fazer exercícios físicos, não precisa necessariamente ser em uma academia. Uma caminhada, uma corrida, uma pedalada, uma dança, tudo isso contribui para se ter uma vida fisicamente ativa”, disse.
A técnica de enfermagem aposentada e frequentadora da Academia de Saúde de Pajuçara, Otaciana Rego, de 67 anos, também elogiou a iniciativa e ressaltou que a chuva não desestimulou a atividade. "Olhamos a nossa pressão, a glicose, se estava tudo certo. Foi muito bom esse encontro. Graças a Deus, a chuva não atrapalhou e aproveitamos bastante". Para Edileuza Luciana de Oliveira, de 63 anos, que também frequenta a Academia, o dia foi bastante proveitoso. “Todos os eventos que têm na Academia de Saúde eu faço parte. Adorei a ação e me senti muito bem com as atividades que ofereceram hoje”, falou.
Durante a manhã, foram ofertadas aulas de dança, alongamento, treino funcional, relaxamento, além de massagem e da oferta do Lian Gong, ginástica terapêutica e preventiva da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), uma das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) disponíveis durante o dia. A equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jiqui também esteve na ação, realizando aferição da pressão arterial (PA) e de glicemia, orientação em saúde bucal e distribuição de hipoclorito de sódio.
O “Abril Verde no Parque” aconteceu em alusão à Campanha Abril Verde: Mês de Combate ao Sedentarismo, data criada para intensificar atividades do Dia Mundial da Atividade Física (lembrado em 6 de abril) e do Dia Mundial da Saúde (celebrado no dia 7 de abril). A campanha busca incentivar práticas que estimulem a qualidade de vida por meio de atividades físicas e de combate ao comportamento sedentário, que trarão benefícios à saúde física, mental e social.