Natal encerrou as atividades da 5ª Conferência de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora de Natal na sexta-feira (4). Realizado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) Natal e pelo Conselho Municipal de Saúde (CMS), o evento aconteceu nos dias 3 e 4 de abril na Escola de Governo, tendo como objetivo discutir e elaborar propostas que visem a melhoria do bem-estar da classe trabalhadora.
A etapa municipal faz parte dos preparativos para a 5ª Conferência Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora (5ª CNSTT), que tem como tema “Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora como Direito Humano” e trabalha com três eixos norteadores: Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora; As novas relações de trabalho e a saúde do trabalhador e da trabalhadora e a Participação popular na saúde dos trabalhadores e das trabalhadoras para o Controle Social.
A Conferência de Saúde do Trabalhador de Natal homenageou a Profª. Dra. Maria Dalva Horácio da Costa pela sua contribuição na área da saúde e controle social. Durante os dois dias, representantes da sociedade, profissionais da saúde e gestores se reuniram para elaborar propostas nas esferas municipal, estadual e federal que contribuam para a formulação de políticas públicas que garantam um melhor ambiente de trabalho.
“A conferência foi muito importante para nós trabalhadores. Colhemos ideias maravilhosas para levar para a etapa estadual e que serão discutidas para que possamos chegar no âmbito nacional com boas propostas”, comentou Lucineide Silva, Agente Comunitário de Saúde (ACS) da Unidade de Saúde Mista de Felipe Camarão I.
Encerrando as atividades, aconteceu a plenária final e escolha dos delegados. Foram eleitos 32 representantes dos usuários, 16 representantes dos trabalhadores e 16 representantes dos gestores, que irão representar o município na Etapa Distrital que acontece no dia 14 de abril de 2025.