O Bosque das Mangueiras recebeu, nesta quinta-feira (10), uma ação em alusão ao Dia Mundial da Saúde, comemorado no último dia 7. A equipe da Unidade de Saúde da Família (USF) Felipe Camarão II reuniu os usuários assistidos pelo serviço e convidou toda a população presente no Bosque para adotar hábitos e cuidados que proporcionem uma melhor saúde e qualidade de vida.
Jacilene Gomes, diretora da unidade, falou sobre a intenção do evento e a escolha do parque para a sua realização. “A ação foi pensada para que pudéssemos conversar um pouco sobre como cuidar da saúde, de como não agravar um diagnóstico que já se tem e explicar a importância do autocuidado. Escolhemos o parque para sairmos do ambiente de cuidado clínico, pois a saúde não é só a ausência de doença, é o bem-estar físico, mental, social e emocional”.
Os moradores e o público que compareceu ao parque puderam contar com diversas ações de saúde como alongamento, caminhada e aulas de zumba. Antes de iniciar as atividades físicas, a equipe da unidade também verificou a pressão arterial (PA) e aferiu a glicemia dos moradores. Os profissionais também realizaram orientação em saúde bucal e nutricional.
Salete da Luz, de 80 anos, estava animada e elogiou a iniciativa. "Fizemos os exames, calculamos nosso peso e está tudo bem, graças a Deus. Foi um atendimento e acompanhamento muito bom de toda a equipe". Erinalda Ferreira, filha de dona Salete, conta que as duas frequentam a unidade e sempre participam das ações. “Cuidar da nossa saúde é a nossa prioridade. Sempre participamos desses eventos, das aulas ofertadas e, hoje, viemos prestigiar o momento e nos cuidar”.
O Dia Mundial da Saúde é lembrado em 7 de abril em homenagem à criação da Organização Mundial da Saúde (OMS) durante a primeira Assembleia Mundial da Saúde, em 1948. A data visa chamar a atenção para as prioridades específicas da saúde global.