A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (SEMSUR) completa 100 dias de gestão com resultados concretos em diversos setores essenciais da cidade. Desde a modernização da iluminação pública até o cuidado com os espaços verdes e melhorias estruturais em mercados, feiras e cemitérios, os números refletem um compromisso diário com a qualidade de vida da população.

“Em pouco tempo, conseguimos avançar em áreas estratégicas e complexas, melhorando a cidade e a vida das pessoas. Estamos construindo uma gestão eficiente, próxima da população e com foco na entrega de resultados reais”, avaliou o secretário municipal de Serviços Urbanos, Felipe Alves.

Um dos destaques deste início de gestão é o avanço na modernização da iluminação. Hoje, 71% da cidade já conta com lâmpadas LED, totalizando 23 mil pontos instalados. A substituição traz mais economia e segurança para os espaços urbanos, beneficiando moradores de todas as regiões.

No setor de podas, foram realizados mais de 3.300 atendimentos em diferentes pontos da cidade, reforçando a manutenção da arborização e a segurança viária.

A atuação da equipe dos chamados "Verdinhos" também foi ampla. Ao todo, 209 logradouros atendidos até o início de abril. Desse total, 102 praças, 43 canteiros centrais e 33 áreas verdes foram contempladas com serviços de limpeza e manutenção. Além disso, escolas, CEMEIs, academias de terceira idade, campos e quadras de esportes receberam serviços de manutenção. O trabalho chegou a todas as regiões administrativas da cidade, com possibilidade de solicitação pela comunidade via protocolo oficial.

Somado a isso, a Secretaria está  reestruturando os cemitérios municipais com a ampliação de jazigos na Redinha; construção de muros em Ponta Negra; negociação com a ONG Liga Operária para devolução de 85 jazigos; chamada pública para regularização de jazigos abandonados e coordenação com o ITEP para otimizar o direcionamento de sepultamentos. Com essas medidas, a expectativa é recuperar cerca de 200 espaços para uso da população, promovendo mais organização, segurança e disponibilidade nos cemitérios públicos.

No que tange aos mercados públicos, vários equipamentos passaram por melhorias. O Mercado do Peixe teve conserto do elevador, pintura geral e reparo da câmara fria; o Mercado de Petrópolis recebeu pintura externa e manutenção elétrica; o Mercado Antônio Carneiro (Av. 06) passou por conserto do telhado, banheiros e portas de rolo; no Mercado das Quintas, foi feita reposição de tambores, conserto de telhado e portas, e na Rodoviária Velha estão sendo realizados mutirões semanais de limpeza da área externa.

No âmbito das feiras livres, a gestão implantou novas equipes de varrição nas feiras de Cidade Praia, Pirangi e Igapó, além de reforçar a fiscalização em Igapó, Panorama, Parque dos Coqueiros e Aliança. Também foram iniciadas atividades como levantamento atualizado dos feirantes; participação em treinamentos técnicos com Cosern e SAMU e readequação de equipamentos, como tendas e banheiros químicos.

O programa de adoção de áreas verdes - Natal Mais Verde - teve boa adesão, com 18 adoções registradas no primeiro trimestre de 2025 — uma iniciativa que fortalece a parceria entre poder público e sociedade civil na preservação ambiental.

No segmento de paisagismo, a Semsur foi responsável por requalificar importantes praças e canteiros da cidade. Dentre elas, foram revitalizadas as praças do Baldo, Diamantina, Santa Paula, Padre João Maria e Pureza Moura, e foram feitas manutenções e limpezas no Palácio Felipe Camarão, Praça Cívica, Largo do Atheneu, Avenida Afonso Pena, Praça de Candelária, Nélio Dias, entre outros.

“Esses 100 dias mostram que temos uma equipe comprometida com uma Natal mais bonita, segura e bem cuidada. Seguiremos firmes, com ainda mais trabalho, planejamento e diálogo com a população”, finalizou o secretário Felipe Alves.