A Secretaria de Saúde de Natal está convocando todos os proprietários de cães e gatos que ainda não vacinaram seus animais a procurarem o Centro de Controle de Zoonoses da capital para imunizar os bichinhos contra a Raiva.

A meta é vacinar os animais para evitar a transmissão da doença que já foi encontrada este ano, na Zona Norte de Natal, em Morcegos. Os especialistas alertam que a Raiva é a mais grave de todas as zoonoses, por apresentar evolução rápida e determinar a morte em 100% dos casos. Até hoje, registram-se apenas três casos de cura em humanos em todo o mundo. Não há imunidade natural contra o vírus rábico. E a vacinação é a maneira de estimular o organismo (animal) à produção de anticorpos contra o vírus.

“Foram notificados casos de raiva em morcegos na Zona Norte de Natal e como sabemos que os gatos são caçadores, temos que imunizar esses animais para evitar contágio", explica Diógenes Soares, diretor do CCZ.
A campanha de vacinação contra Raiva começou no último dia 18. Até agora já foram vacinados 53.780 mil cães e 10.426 mil gatos, chegando há um total de 64.206 mil animais vacinados.

“Precisamos vacinar até o final da campanha, cerca de 8 mil animais, para alcançar a meta mínima, para que haja a prevenção da raiva em animais e conseqüentemente nos seres humanos”, afirmou o chefe do Centro de Controle do Zoonoses, Diógenes Soares.