Para marcar a semana do Alzheimer, a Secretaria Municipal de Saúde de Natal preparou uma série de atividades com orientações para a doença. O objetivo é alertar a população sobre a importância do diagnóstico precoce, bem como os cuidados familiares e tratamentos para aqueles que já convivem com o mal.

Nesta quinta-feira (23) , os profissionais da Unidade de Saúde de Candelária farão uma tarde de reflexão com os funcionários e usuários está programado também um colóquio com alunos do curso de enfermagem e cuidadores familiares no auditório da Universidade Potiguar, das 14h às 18h.

O Mal de Alzheimer é uma doença, de causa desconhecida, que atinge 5 % da população com mais de 65 anos. Após os 80, a prevalência da doença é de 15%. No Brasil, estima-se que 700 mil pessoas sofrem com o mal.

“O diagnóstico precoce e o tratamento adequado garantem ao paciente uma vida mais longa e com mais qualidade. Quanto mais cedo o mal de Alzheimer for identificado, mais tempo o paciente manterá suas funções cognitivas preservadas. Por isso estamos promovendo esta semana de palestras, orientações e reflexões”, explica Maria Betânia Maciel, organizadora da Semana de Alzheimer.

O Mal de Alzheimer é uma doença degenerativa que causa a morte gradual dos neurônios, provoca perda de memória e de outras funções cognitivas, como raciocínio, juízo crítico, orientação e outras.

No início, a pessoa apresenta pequenos lapsos de memória, alterações de comportamento, desorientação espacial e dificuldades em realizar tarefas corriqueiras, como se alimentar ou se vestir. Nos estágios mais avançados, não reconhece os familiares e nem os amigos. Com o tempo, perde a identidade e tornar-se dependente.
Em Natal, os portadores da doença contam com uma unidade referência no atendimento: o Centro de Saúde de Candelária, onde funciona o Grupo de Cuidadores de Portadores de Alzheimer.