O bairro do Alecrim ganhará 25 câmeras de monitoramento eletrônico nos próximos meses. O objetivo é auxiliar na redução da criminalidade no maior bairro comercial de Natal. Os equipamentos  serão instalados  até o fim do ano, a partir de um convênio firmado entre a Prefeitura de Natal, por meio da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), e a Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

“Esses equipamentos são os mais modernos da atualidade. Orçados em R$ 890 mil, trata-se de câmeras IP de última geração, que auxiliarão os órgãos de segurança que atuam em Natal. As imagens captadas por esses equipamentos serão disponibilizadas às Polícias Militar, Civil, Federal, Rodoviária Federal e Corpo de  Bombeiros.  Enfim, a todos que compõem a segurança pública  na nossa cidade", explicou o secretário de Segurança  Pública e Defesa Social de Natal (Semdes), Sérgio Leocádio.           

O diferencial dessas Câmeras IP é que elas transmitem áudio e  vídeo para um computador ou diretamente para a internet.  Com a ajuda de softwares que as acompanham, é possível  também visualizar numa mesma tela diversas imagens, ao vivo e simultaneamente, ou ainda, ser  avisado por e-mail, caso esses "olhos-mágicos  digitais" detectem algum movimento fora do normal.        
O controle da Central de Monitoramento ficará a cargo da Guarda Municipal. "Nós já nos reunimos com representantes da Associação dos Empresários do Alecrim (AEBA) e vamos aceitar sugestões para os locais de instalação dessas câmeras, de forma que os mesmos atendam os critérios técnicos para definir os locais exatos", informou o secretário.       

A partir deste ponto, o Gabinete de Gestão Integrada Municipal  (GGI-M) fará a escolha definitiva desses locais.  O GGI-M é composto pelo secretário da Semdes e ainda pelo  comandante da Guarda Municipal do Natal,  pelo delegado geral da  Polícia Civil, o comandante geral da Polícia Militar, o  comandante do Corpo de Bombeiros Militar, o delegado geral da  Polícia Rodoviária Federal, o delegado geral da Polícia Federal, o presidente da Câmara Municipal, o secretário  municipal de Mobilidade Urbana, um juiz da vara Criminal, um  juiz da vara da Infância e da Juventude e ainda  representantes do Conselho Tutelar, do Conselho Comunitário  de Segurança Pública, da Defensoria Pública e do Ministério Público.       

 A expectativa é que a verba para aquisição das câmeras  seja liberada pela Senasp já em outubro. "Depois disso, em novembro, vamos implementar o projeto e fazer testes até dezembro. Se esse cronograma estabelecido for cumprido, as câmeras já estarão
 em funcionamento antes mesmo do período natalino, quando o comércio do Alecrim tem um incremento enorme", lembrou.            

Segundo Sérgio Leocádio, o bairro do Alecrim foi  escolhido para receber o projeto pioneiro por ter,  mensalmente, um fluxo de cerca de 2,5 milhões de visitantes. "O Alecrim é um dos 100 maiores bairros comerciais do Brasil. Além disso, ainda é um bairro onde há moradia. Para se  ter uma ideia, são 40 linhas de ônibus que diariamente cruzam o bairro. Essas câmeras serão fundamentais no combate à qualquer tipo de violência".            

O comerciante Derneval Sá, integrante da AEBA e diretor da Federação do Comércio, elogiou a novidade. "A Prefeitura de Natal, através da Semdes, está dando um passo importantíssimo para o fortalecimento e o crescimento do Alecrim. Com essas câmeras, a expectativa é que as pessoas sintam-se mais tranqüilas e continuem indo ao bairro fazer suas compras. Essa foi a melhor notícia que poderíamos receber este ano", vibrou.