Depois de oito anos desativado, o centro cirúrgico da Maternidade das Quintas voltou a funcionar esta semana e já registrou o primeiro parto cesáreo. O pequeno Lucas Guilherme nasceu com 48 cm e 3.175 quilos.

“Foi um parto muito esperado porque o centro cirúrgico da unidade já estava desativado há oito anos, pelo Conselho Regional de Medicina (Cremern), por falta de condições de funcionamento. Agora ele voltou a funcionar e podemos realizar partos cesáreos. Antes a maternidade só recebia gestantes que fossem ter seus bebês de parto normal”, informou a administradora da maternidade, Francinete de Medeiros Pinheiro.

Lucas é o segundo filho da dona de casa Francisca Teixeira Silva, de 40 anos. Depois do parto, ela disse estar feliz com o atendimento recebido no local. “Me senti bem durante toda a cirurgia, a equipe foi ótima, me atenderam muito bem. Estou muito feliz com a chegada do meu filho Lucas”.

Com o centro cirúrgico todo equipado, o bebê Lucas, que teve desconforto respiratório ao nascer e precisou ficar no oxigênio por duas horas, logo foi atendido e agora já está bem e pronto para mamar”, comentou a pediatra Newma Souza de Oliveira.

As equipes participantes do parto foram as obstetras Jaqueline Abrante e Iaponira Vidal, a pediatra Newma Sousa de Oliveira, a enfermeira Luzanira de Bessa Medeiros, a anestesista Katarina Larissa e a assistente social Lúcia de Fátima Azevedo.

Importância

O centro cirúrgico da Unidade de Assistência Materna Infantil (Maternidade das Quintas) atende apenas cirurgias cesáreas de baixa complexidade. O centro tem uma estrutura formada por sala de cirurgia com mesa, eletrocardiograma, bomba de efusão, bisturi elétrico, cardioversos, monitores, foco cultural, disfibrilador, oximetro de pulso, entre outros equipamentos. Além de quartos separados para mães que fizerem partos normais e parto cesáreos.

A maternidade ainda conta com o ambulatório, que funciona com duas enfermeiras, uma assistente social, cinco ginecologistas, duas pediatras, nutricionistas e ainda com a sala de preparo, preventivo, Coposcopia, ultra-sonografia pélvica, transvaginal, e abdominal, vacina, nebulização, acompanhamento do pré-natal, teste do pezinho, da orelha e está para chegar o teste do olho.

A Maternidade das Quintas é a primeira maternidade municipal, que tem centro cirúrgico para realizar partos cesáreos. Além de ter ganho várias vezes o prêmio “Hospital Amigo da Criança”, concedido pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância – Unicef, por apresentar papel fundamental nas políticas de amparo a gestantes e ao neo-natal, entrando no processo do atendimento e do parto humanizado. “Estaremos renovando este prêmio em novembro deste ano”, garante a administradora, Francinete Medeiros.