Uma ação da Prefeitura do Natal em conjunto com as secretarias municipais de Habitação Social, Regularização Fundiária e Projetos Estruturantes (Seharpe) e Obras Públicas e Infraestrutura (Semopi), está construindo novas residências para as famílias da comunidade do Detran, na zona Oeste de Natal.

Desde o mês de março a Prefeitura do Natal já entregou 48 residências para os moradores daquela comunidade. Nesta quinta-feira (30), às 11h, mais 10 unidades serão entregues pela prefeita Micarla de Sousa.

De acordo com a secretária municipal de Habitação, Regularização Fundiária e Projetos Estruturantes, Elizabeth Thé, o projeto de habitação da comunidade do Detran compreende a construção de 117 casas, sendo 58 entregues e as outras 59 restantes estão em fase construção para serem concluídas até o final deste ano.

A mudança de vida das famílias é radical e para melhor. Lama, insetos, ratos, casas feitas de restos de madeira, de papelão e de plásticos era situação encontrada na comunidade do Detran, em Cidade Nova. Mas essa realidade esta mudando para as pessoas que há anos moram sem nenhuma infraestrutura de saneamento básico e de higiene.

As novas casas foram edificadas no formato de sobrado, com sala, cozinha, banheiro e área de serviço no térreo e dois quatros no primeiro andar, todas dotadas de energia elétrica e água encanada.

Programa de habitação
Com um ano e nove meses da atual gestão, a Prefeitura do Natal já removeu seis favelas da cidade (Alagamar, Peão, Luiz Gonzaga, Detran, 8 de outubro e Via Sul) garantindo moradia digna a mais de 2 mil famílias que viviam em condições precárias.