No dia nacional e internacional do idoso, celebrado nesta sexta-feira (1º de outubro), o Conselho Municipal do Idoso e a Prefeitura do Natal realizam a solenidade de entrega da Medalha Mérito Padre Sabino Gentili, em homenagem às pessoas que se destacaram com ações voltadas para a defesa e para o idoso. Oito pessoas serão agraciadas com a premiação numa solenidade que será realizada no Salão nobre da prefeitura, ás 10 horas.

A criação da Medalha de Mérito Padre Sabino Gentili foi proposta pelo Conselho Municipal do Idoso e instituída através do Decreto de n° 8.246 de 23 de agosto de 2007. A medalha presta uma homenagem ao Pe Sabino Gentili, in memorian, que desenvolveu por mais de 25 anos trabalhos sociais em Natal, especialmente no bairro de Mãe Luiza.

Recebem a medalha o médico geriatra Celso Matias, Francisca Doriela, assistente social, Nilson Roberto Cavalcanti Melo, Juiz de Direito, Ângela Câmara, assistente social do Juvino Barreto há 15 anos, Kerginaldo Jacob, atual interventor do Juvino Barreto, Rosy de Souza, ex- secretária da SEMTAS, Nilse Cavalcante, 1ª Presidenta do Conselho do Idoso e Maria de Lourdes, funcionária pública.

A medalha é de bronze, com perfil do “Pe. Sabino Gentili”, em alto relevo, e o MÉRITO “Pe. Sabino Gentili” acima, abaixo o ano de nascimento e morte do mesmo; no verso: Prefeitura Municipal do Natal, SEMTAS, Conselho Municipal do Idoso e a data, 01 de Outubro, DIA INTERNACIONAL E NACIONAL DO IDOSO.

Padre Sabino
Sabino Gentili nasceu em 13 de julho de 1945, em Castel di Tora, cidade italiana localizada a 100km de Roma. Sua família não tinha muitos recursos e praticava a agricultura de subsistência. Saiu de casa aos 11 anos para estudar numa instituição da Congregação Salesiana, onde adquiriu a vontade de ajudar as pessoas no decorrer.

Em 1974, foi ordenado padre e enviado para trabalhar no Colégio Salesiano, em Natal. Em outubro de 1979, assumiu a função de vigário paroquial de Nossa Senhora de Lourdes, dedicando-se à capela de Nossa Senhora da Conceição, e aos trabalhos sociais desenvolvidos no Centro Pastoral de Mãe Luíza e no SOS Criança.

Ao todo, foram 29 anos de sua vida dedicados à comunidade de Mãe Luíza. Nesse tempo, o padre Sabino Gentili fez uma verdadeira “revolução social” na comunidade, que aconteceu de forma silenciosa na vida de cada habitante daquele bairro, por meio da educação, da saúde, da segurança e da religião. O religioso faleceu no dia 08 de julho de 2006, na Itália, poucos dias antes de completar 61 anos.