Natal iniciou a implementação do “Sistema de Gestão de Saúde” nos serviços de saúde do município. Os serviços vão contar com sistema digital moderno, incluindo o prontuário único, que permite reunir diversas informações dos usuários, dentre elas consultas, medicamentos e diagnósticos. O formato será online, facilitando o acesso dos profissionais de diferentes unidades ao histórico do paciente e otimizando o acolhimento.

Para o secretário municipal de saúde, Geraldo Pinho, o sistema vai reduzir e otimizar o tempo de espera, auxiliando na melhor qualidade da assistência prestada ao cidadão. “É um compromisso da gestão Paulinho Freire e da Secretaria Municipal de Saúde melhorar a qualidade do atendimento da nossa população, inclusive com mais velocidade na assistência”, explica o titular da SMS.

O projeto iniciou na Unidade de Pronto Atendimento de Pajuçara e está sendo implementado nas demais UPAs de Natal. A intenção é que ele integre de forma gradual, a partir deste primeiro semestre, os demais serviços de saúde da capital, como o Hospital dos Pescadores (HOSPESC), maternidades, Centros de Atenção Psicossocial (CAPS), policlínicas e Unidades Básicas de Saúde (UBS).

Segundo a diretora da UPA Pajuçara, Rosa Borges, o sistema contribui para otimizar o fluxo de atendimento e tornar a triagem mais precisa. “Muitas vezes, os pacientes ficavam próximos do consultório e iam entrando na frente de pessoas que apresentavam casos mais graves. Agora, eles são classificados e chamados nos painéis eletrônicos e pelo sinal sonoro, respeitando assim o critério de gravidade que prioriza os casos mais graves”, aponta ela.
 
A diretora salienta que o sistema é bastante simples de manusear, com abas autoexplicativas que auxiliam no trabalho diário. “É importante porque a gente consegue ter um controle total do paciente desde o início até o final do atendimento dele e ainda temos um acompanhamento no sistema por meio dos relatórios que podemos puxar enquanto gestor”, descreve.

O Sistema de Gestão de Saúde garante ainda uma maior segurança dos dados dos natalenses durante o atendimento e a finalização do seu prontuário eletrônico, com mais proteção para as informações por meio da autenticação por biometria. O novo processo vai auxiliar ainda para melhorar a pactuação junto ao Ministério da Saúde, o que consequentemente contribui com a arrecadação de recursos para a capital.