Depois de dezessete anos, a Prefeitura do Natal volta a capacitar os servidores municipais que diariamente lidam com processos administrativos. Na manhã desta quinta-feira, 30, no Centro Municipal de Referência em Educação Aluizio Alves (Cemure), mais de 15 servidores receberam os seus certificados pela participação no Curso Noções de Administração Pública e Procedimentos Administrativos. Esse treinamento é uma realização da Secretaria Municipal de Gestão de Pessoas, Logística e Modernização Organizacional (Segelm) e já beneficiou, até o momento, um total de 115 servidores de diversas secretarias.

De acordo com o secretário Roberto Lima, faz um ano que a Segelm vem realizando uma série de treinamentos para melhorar a capacidade dos servidores municipais no desempenho de suas funções. “O nosso objetivo é desenvolver competências, melhorar o conhecimento, a técnica do fazer e os relacionamentos, promovendo a integração dos servidores de diversos órgãos da Prefeitura do Natal. A realização desse curso tem facilitado muito essa integração além de servir para melhorar a agilidade dos processos administrativos nas diversas secretarias do município”, revelou o secretário.

Os 15 formandos fizeram parte da quinta turma do referido curso que teve como instrutor o chefe de gabinete da Segelm, Alexandre Nunes do Nascimento. Segundo ele, essa etapa foi dirigida aos funcionários da Capitania das Artes e da própria Segelm. No entanto, já foram treinados servidores da SMS, SME, Semopi, Semob, Seharpe, Serig e Segap, entre outros. O instrutor relata que a intenção da prefeitura é fazer com que esses funcionários tenham, pelo menos, as noções para poder dominar os instrumentos de atuação na administração pública.

“É preciso saber qual a competência de cada servidor, o que ele faz e porque deve fazer. Assim também, sobre o processo administrativo, o que é e com que intenção é feito; bem como, o que é e qual a razão de ser do parecer jurídico”, explicou Alexandre Nunes. Segundo ele, são informações fundamentais, visto que o processo serve não só para fazer a secretaria andar como também para controlar os atos praticados. “O processo é importante também porque permite que a administração pública controle ela mesma os seus atos”, concluiu o instrutor.

Na ocasião, a coordenadora de cursos da Segelm, Isabela Vilela, adiantou que a Segelm voltará a oferecer em outubro o Curso de Noções de Administração Pública e Procedimentos Administrativos para os funcionários da Arsban e outras secretarias. Para o período também está previsto a demanda para outros quatro cursos, entre eles, o de Informática básica (Word, Windows, Excel Acess, Power Point e Internet Vírus); Atualização do Sistema de Recursos Humanos; Atualização e organização em processos de pagamento com ou sem dispensa de licitação; e Atualização do Sistema de Execução Fiscal (voltado para patrocinadores e técnicos da Semut).