A Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), em parceria com o Serviço de Apoio às Pequenas e Médias Empresas do Rio Grande do Norte (Sebrae-RN) vem realizando desde o primeiro semestre o Projeto Responsabilidade Social e Negócios que está motivando os beneficiados do ProJovem Adolescente. “O objetivo é desenvolver uma cultura empreendedora e gerar negócios que beneficiem jovens em situação de risco e portadores de deficiência física”, afirma Selma Estevam, Coordenadora Geral do Programa.

As primeiras ações começaram em abril, e o Sebrae-RN é responsável pela execução das oficinas e atividades de qualificação, que atendem 150 pessoas de diversos bairros periféricos de Natal. Já a Semtas, investe na infra-estrutura e na articulação para a participação dos jovens que estão sendo beneficiados pelo Projeto. “O Projeto gera oportunidade a jovens de 15 a 18 anos em situação de vulnerabilidade ao tráfico, consumo de drogas e à prostituição. As ações também são voltadas para a capacitação profissional de portadores de deficiência que, por fatores econômicos e sociais, têm dificuldades de inserção no mercado de trabalho”, afirma a Coordenadora.

Em Natal, o projeto atende oito núcleos do Programa ProJovem Adolescente nos bairros periféricos de Guarapes, Felipe Camarão, Mãe Luiza, Brasília Teimosa, Quintas, Planalto, Pajuçara e África. “Estamos avançando em nossa parceria com o Sebrae. Essa semana nós concluímos a primeira oficina de capacitação técnica no núcleo das Quintas. Os jovens construíram produtos com aplicação em serigrafia. Outra ação que tivemos foi a oficina de papel machê em Felipe Camarão”, afirma Selma.

A cultura empreendedora que foi gerada entre os jovens está facilitando na geração de renda através das vendas dos produtos. Os produtos do núcleo das Quintas, por exemplo, já estão em um ponto de vendas no município de São Miguel do Gostoso (RN), em uma loja da Pousada Casa de Taipa. “Esta semana estamos com uma consultoria junto a esse grupo para orientar sobre a gestão administrativa e financeira, sensibilizando para a importância do comprometimento em todo o processo e orientando para vendas”, afirma a Coordenadora.

O Projeto Responsabilidade Social e Negócios foi idealizado pelo Sebrae-RN, em parceria com Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social – Semtas, da Fundação Estadual da Criança e do Adolescente ( FUNDAC-RN) e a da Associação das Pessoas com Deficiência de Caicó (ADEFIC).