A Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social ( Semtas), através do Programa de Inclusão Digital/Telecentros Comunitários e Telecentros.BR, lançou hoje (06), o edital de seleção pública de bolsistas para atuarem como Agentes de Inclusão Digital nas unidades de Telecentros de Natal. O edital está disponível no site da Prefeitura Municipal de Natal (www.natal.rn.gov.br/semtas). Estão sendo oferecidas 6 vagas para os Telecentros em funcionamento e em breve será lançado um outro edital com mais 20 vagas para os Telecentros que ainda serão inaugurados até dezembro de 2010 e início de 2011.

O período de inscrição ocorrerá entre os dias úteis: 06 a 11 de outubro de 2010, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. O valor da bolsa é de R$ 483,00 (Quatrocentos e oitenta e três reais). A inscrição é aberta a toda comunidade e de forma gratuita, e está sendo feita através de uma ficha de inscrição, disponível no site Prefeitura Municipal do Natal e nas unidades dos Telecentros em funcionamento em Natal.

Dentre os requisitos para o preenchimento das vagas estão: ter entre 16 e 29 anos; ter dedicação de seis horas por dia, totalizando 30 horas semanais, de segunda a sexta, durante 12 meses ininterruptos; estar cursando ou ter concluído o ensino médio; ser brasileiro, nato ou naturalizado, estrangeiro legalmente residente e, no caso de nacionalidade portuguesa, estar amparado pelo estatuto da igualdade entre brasileiros e portugueses, com reconhecimento do gozo dos direitos políticos; não possuir vínculo empregatício.

“Queremos que os bolsistas tenham capacidade de liderança, de comunicação, diálogo e interpretação de textos. Desejamos ainda que ele tenha uma trajetória de envolvimento participativo na comunidade, capacidade de mobilização, e afinidade e disposição para lidar com as tecnologias”, afirma Jaqueline Ramalho Maia, Coordenadora Geral dos Telecentros.

Os documentos necessários à inscrição são: ficha de inscrição devidamente preenchida; 1 cópia da Cédula de Identidade (frente e verso); 1 cópia do Cadastro de Pessoas Físicas – CPF; comprovante de regularidade fiscal de pessoa física (municipal, estadual e federal), disponíveis nos endereços eletrônicos www.natal.rn.gov.br, www.set.rn,gov.br, www.receita.fazenda.gov.br; 1 comprovante de declaração escolar ou cópia desta; 1 cópia de comprovante de endereço atualizado; Currículo Comprovado (cópia de certificados de cursos e experiências profissionais e/ou voluntárias).

Ainda de acordo com a Coordenadora, a seleção dos monitores bolsistas será feita em três fases: a primeira será a avaliação se o candidato preencheu os requisitos necessários; a segunda será a análise curricular; e a terceira será a entrevista. “Após selecionado, o monitor irá participar da formação para Agentes de Inclusão Digital, no período de duas horas diárias no ambiente virtual no próprio Telecentro, por 12 meses, e no final do curso irá apresentar o projeto que ele desenvolveu na comunidade”, afirma Jaqueline Ramalho. O edital será lançado ainda nesta semana.

Os locais de inscrições são nas seguintes unidades de Telecentros:

- Bombeiros – Avenida Alexandrino de Alencar, 908, Lagoa Seca.
- Instituto Norteriograndense de Cidadania – Avenida das Alagoas, 544, Neópolis.
- Oscip - Gente Feliz – Trav. Getúlio Vargas, 452, Cidade Nova.
- CRAS - Guarapes – Rua Novo Guarapes, s/n, Guarapes.
- ProJovem – Avenida Maranguape, 1221, Panatis.
- Oscip Afim – Rua João XXIII, 1573, Mãe Luiza.