O Programa de Erradicação do Trabalho Infantil – PETI, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social – Semtas, está realizando ações e eventos educativos e de lazer em comemoração ao Dia 12 de Outubro – Dia da Criança. As atividades já tiveram início esta semana e seguem até o dia 22 de outubro, e estão sendo realizadas nos 9 Núcleos de Ação Social do PETI, cada um com sua programação e dias específicos de ações.

Os núcleos Beira-Rio, Marinha e Praia do Meio, por exemplo, foram os primeiros no desenvolvimento das atividades. As crianças e os adolescentes beneficiados estão envolvidos na elaboração de uma lista de brincadeiras populares, e estão participando de apresentações de fantoches, teatro, dança, torneio de futsal, banho de piscina, confecção de brinquedos populares, sessão de cinema, momentos musicais, gincanas interativas, mini-campeonatos de bola de gude, elástico e pião, dentre outros.

“O objetivo dessas ações é celebrar a Semana da Criança, trabalhando o resgate dos brinquedos e das brincadeiras que compõem o mundo infantil. Hoje em dia sabemos que o brincar está cada vez mais longe da realidade das crianças, principalmente das que estão ou estiveram envolvidas com trabalho infantil. Então, queremos mesmo incentivar a prática da ludicidade entre eles, além de promover momentos de integração entre os núcleos”, afirma Miriam Flávia de Araújo, Supervisora do PETI/Natal.

As atividades serão realizadas nos núcleos Beira-Rio, Marinha, Praia do Meio, Cidade da Esperança, Cidade Nova, Dom Bosco, CIAVV, Transpetro e Alto da Torre.

O PETI em Natal atende a 1.489 pessoas de 7 a 15 anos, que foram retiradas do trabalho urbano. A cidade oferece nove núcleos, localizados na Zona Norte (quatro), Oeste (três) e Leste (dois).