Dança, música e informações sobre saúde, esses foram os elementos escolhidos para bom dia especial dado aos pacientes do Ceasi (Centro Especializado de Atenção à Saúde do Idoso) na manhã de hoje, no auditório do Centro Clinico Doutor Jose Carlos Passos Centro Médico. A comemoração é mais uma das homenagens promovidas pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS) aos idosos da cidade na primeira semana de outubro.

A festa começou cedo, por volta das 8h30 os convidados já estavam no local marcado para participar de um bate-papo sobre prevenção de doenças, focando na importância da adoção de hábitos saudáveis para o bem estar e disposição para aproveitar da melhor forma todas as fases da vida, além de discussão e explicação sobre o Estatuto do Idoso e a Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa.

"As cadernetas, que são como um prontuário ambulante do idoso, com dados como vacinas tomadas, controle da pressão arterial, alergias e consultas, já foram distribuídas nas unidades de saúde e muitos dos nossos pacientes já usam. Mas decidimos trazer o tema para a comemoração para servir como um reforço a mais de algo tão importante”, explica a diretora do CEASI Fátima Souza.

Segundo a secretária-adjunta de saúde, Maria do Perpétuo Nogueira, que participou da comemoração, momentos de lazer como esse organizado pelo CEASI é muito importante para a valorização da pessoa idosa na cidade, mas também uma excelente oportunidade para chamar atenção sobre os cuidados com a saúde. “A população de idosos vem crescendo muito em todo o país e é importante que se tenha um maior tempo de vida com qualidade. E é isso que estamos procurando para o nosso idoso”, destacou a secretária.

Depois da discussão de temas relevantes à realidade do idoso, a animação começou ao som do Grupo Alegria, banda de música formada por associados ao ANATI (Associação Natalense da Terceira Idade), entidade que promove ações de integração e socialização da pessoa idosa, através da realização de atividades culturais e recreativas.

Ao som de um típico forró-pé-de-serra, os idosos e funcionários do centro dançaram, pediram músicas preferidas e cantaram até o final da manhã. A manhã de lazer terminou com um lanche bem saudável, à base de suco, frutas e carboidratos para recarregar as energias.

A aposentada Sebastiana Paulina de Medeiros, a primeira a se levantar quando a banda começou a tocar e a última a parar de dançar, disse que aprovou o evento e que idéias como essa estimulam os idosos a procurarem as atividades oferecidas pelo centro médico.

“A festa está maravilhosa. Eu participo de tudo que ocorre o centro. Estou viúva há nove meses e essa alegria é que me faz ter vontade de freqüentar o CEASI. Sou uma pessoa muito feliz e não gosto de ficar parada, mas nós idosos temos nossos momentos de angústia, de solidão, em que precisamos de apoio, conversar com pessoas diferentes e aqui somos muito bem recebidos. Acaba virando a nossa segunda casa”, ressaltou a aposentada.

O CEASI é a unidade de saúde responsável pelo cuidado especializado na saúde do idoso em Natal. Após, a consultas na Unidades Básicas de Saúde de seu bairro, quando necessário, os pacientes são encaminhados para o centro, onde receberão atendimento em geriatria, cardiologia, reumatologia, psiquiatria, fisioterapia, neurologia e terapia ocupacional. O órgão funciona na sede do Centro Clínico Dr. Carlos Passos que fica na Praça Augusto Severo, nº 281, na Ribeira.

Além de consultas e exames nas diversas especialidades, o centro também desenvolve trabalhos sócioeducativos, através de campanhas com temas relevantes para a saúde do idoso, voltadas para os pacientes e também para os seus cuidadores. No mês de novembro o centro trabalhará o tema perigo das quedas no dia a dia do idoso e no mês de dezembro o tema escolhido para discussão é importância da hidratação para a saúde do idoso.