Os Centros Públicos da Cidade Alta e do Alecrim, ligados à Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social – Semtas, formam mais quatro turmas do Curso de Operador de Micro. “Estamos formando mais 100 alunos que assistiram 160h/aula. Como eram quatro turmas, cada uma tinha 25 pessoas. Vamos entregar os certificados de conclusão de curso e encaminhá-los ao mercado de trabalho, através dos nossos cadastros do SIGAE”, afirma Micaele Melo, Coordenadora do Departamento de Incentivo às Ações para o Trabalho (DIAT).

Os Centros Públicos de Emprego, Trabalho e Renda, ligados à Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social – Semtas, estão desenvolvendo um importante trabalho no acesso ao mercado de trabalho de vários trabalhadores natalenses em situação de desemprego. Para se ter uma idéia, em 2010 somente os Centros Públicos já qualificaram mais de 2.300 pessoas em diversos cursos de qualificação profissional e encaminharam para o mercado formal 5.385 trabalhadores.

“Os Centros Públicos são ligados à Prefeitura Municipal do Natal que, em parceria com o Ministério do Trabalho e Emprego, executam de modo articulado e integrado um conjunto de ações no Sistema Nacional de Emprego (SINE) e outras ações voltadas para a Qualificação Profissional e o desenvolvimento social com geração de ocupação e renda. O órgão é dedicado à capacitação do trabalhador e atua em sintonia com as necessidades do mercado de trabalho”, afirma Alcedo Borges, Secretário da Semtas.

Sobre o Centro Público

O Centro Público de Emprego, Trabalho e Renda é um órgão dedicado a capacitar o trabalhador a atuar em sintonia com o mercado de trabalho. Dessa forma, o Centro oferece cursos gratuitos de capacitação e atualização profissional, para que o aluno esteja apto a ocupar as vagas existentes no mercado e também a compor o banco de dados, que é uma importante fonte de consulta para as empresas na hora da contratação. Esse serviço é oferecido de forma gratuita para as empresas de pequeno, médio e grande porte que querem encontrar mão-de-obra qualificada.

As duas unidades de Centro Público qualificaram em 2010 mais de 2.300 profissionais com carga horária de 160h nas áreas de: idiomas, beleza, informática, serviços e hotelaria. No mesmo período, foram mais de 12.714 novos trabalhadores inscritos no SIGAE – Portal do Trabalhador. Além disso, o Centro Público ofertou 2.212 vagas de emprego, através do Portal de Vagas disponível no site da Semtas (www.natal.rn.gov.br/semtas) e cerca de 5.385 foram encaminhados para o mercado de trabalho.

LOCAIS:

UNIDADE I – Rua Fonseca e Silva, 112 – Alecrim. Fone: 3232-4202