Secretaria Municipal de Saúde vai contar com ajuda das Forças Armadas para atacar o mosquito transmissor da doença

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) começa amanhã (15) a operação “Forças Unidas contra a Dengue”, desenvolvida em parceria com o Exército Brasileiro e a Marinha do Brasil. O objetivo da ação é intensificar as visitas domiciliares, vistorias e trabalho educativo com a população para eliminar focos do mosquito transmissor da doença. O lançamento da ação será às 8h, com uma caminhada educativa saindo da Unidade Mista de Saúde de Felipe Camarão.

A operação contra a Dengue consistirá em visitas domiciliares, feita por uma equipe de 60 soldados do Exército e da Marinha a imóveis da cidade, para a identificação de potenciais criadouros do Aedes aegypti; a orientação da população sobre os cuidados com o ambiente, visando a eliminação dos riscos para a proliferação do vetor; além da intensificação do trabalho de controle em pontos estratégicos, como: sucatas, borracharias e terrenos baldios.

“Os soldados, que estão passando por uma capacitação sobre o vetor, sobre a doença, os meios de prevenção e técnicas de abordagem domiciliar, realizarão um trabalho educativo nas residências, de manejo ambiental. A idéia é mobilizar a comunidade, chamando atenção para a adoção de medidas simples, para que cada um faça sua parte no combate à dengue, já que sem mosquito não há incidência da doença”, explica o chefe de divisão do Centro de Controle de zoonoses de Natal Diógenes Soares.

Esta primeira etapa da ação, realizada do mês de outubro de 2010 a março de 2010, percorrerá mais de 73 mil residências e tem como foco o trabalho de conscientização com os moradores dos bairros da Zona Oeste de Natal, área considerada mais vulnerável para a ocorrência da dengue, por ter apresentado os maiores índices de notificação no último boletim epidemiológico, detendo mais de 40% dos casos da doença em toda Natal.