Já está normalizada a retirada de lixo da estação de transbordo da Cidade Nova, administrado pela Prefeitura Municipal do Natal através da Companhia de Serviços Urbanos, que ficou acumulado durante cerca de uma semana. A Urbana concluiu a limpeza da área em 48 horas e as últimas carretas com o lixo deixaram o local no final da tarde desta quinta-feira (14).

Com essa ação, o processo de retirada diária de cerca de 800 toneladas de lixo provenientes de Natal está regularizado e em pleno funcionamento. A intensa fiscalização da Urbana no local ainda afastou por completo a ação de eventuais catadores de lixo.Atualmente o local do transbordo funciona apenas com um entreposto, onde o lixo recolhido em Natal é depositado no local e em seguida levado para o aterro da grande Natal, localizado em Massaranduba, na cidade de Ceará-Mirim, em grandes carretas.

As 800 toneladas de resíduos que chegam diariamente no local são trazidos por cerca de 50 carros coletores, vindos das zonas Sul, Leste e Oeste de Natal, menos da zona Norte, que segue direto para o aterro sanitário em Ceará-Mirim, devido a proximidade desta região da capital potiguar com o município vizinho.

Em Cidade Nova, estão instalados os galpões que abrigam as associações de material reciclável. A Companhia de Serviços Urbanos de Natal incentiva a coleta seletiva na capital e disponibiliza uma estrutura logística para o funcionamento da coleta, investindo mais de 100 mil reais na locação de 10 caminhões para a realização do trabalho porta a porta nos bairros da capital, e custos com água, luz, telefone, balanças, funcionários e manutenção dos galpões.

A Urbana também atua na fiscalização da estação de transbordo de Cidade Nova e do aterro de Massaranduba para coibir a ação de catadores de lixo irregulares, educar para a coleta seletiva e para a intensificação da prática de reciclagem.

“Tivemos um problema isolado e tomamos as providências para solucionamos o mais rápido possível. A Urbana jamais permitirá que o lixão de Natal seja reativado. Além disso, priorizamos o trabalho dos catadores de material reciclável e reconhecemos a importância deles para o desenvolvimento sustentável da cidade”, afirmou Bosco Afonso, Diretor Presidente da Urbana.