Acabou o incomodo nos salões de beleza. Se depender das 25 novas profissionais que se formaram hoje (15) no Curso de Manicure e Pedicure, do Centro Público da Cidade Alta, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas), agora não há mais necessidade de ficar com as mãos dentro do antigo potinho cheio de água morna para amolecer a cutícula. “Estamos inovando mais uma vez ensinando às nossas alunas as novas técnicas do Curso de Manicure, que envolvem principalmente a questão da higienização”, afirma Fátima Barros, professora do Curso de Manicure.


O curso apresenta cada vez mais técnicas modernas para que as profissionais possam melhor satisfazer o desejo feminino e masculino. “Deixamos os potinhos com água no passado e estamos agora ensinando a usar as luvas e botinhas de plástico para as mãos e pés. Fizemos isso principalmente por questão de higiene e praticidade. Elas são utilizadas individualmente uma única vez em cada cliente, ao contrário dos potinhos que podem disseminar doenças de pele”, justifica a professora.


As próprias alunas confeccionam as luvas e as botinhas onde são colocados creme hidratante, amolecedor de cutículas e soro fisiológico. Além dessa nova técnica, ensinamos também os cuidados comuns que não podem ser esquecidos de forma alguma, como a higienização dos metais como alicates e afastadores de cutículas. Eles devem ser limpos com álcool em gel e colocados numa estufa envoltos em papel alumínio”, explica Fátima Barros.


O Curso oferecido pelo Centro Público tem duração de um mês, de segunda a sexta-feira, totalizando 80h/aula. É totalmente gratuito, inclusive o material.