A Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social( Semtas) continuará até 16 de janeiro de 2011 a administrar transitoriamente o abrigo de idosos Juvino Barreto. O termo de acordo da prorrogação foi assinado na semana passada por representantes da Administração Pública Municipal, do abrigo Juvino Barreto e da 30ª Promotoria de Justiça. Inicialmente o trabalho de transição estava previsto para ocorrer apenas no período de 10 junho a 8 de outubro deste ano.

Estavam presentes na reunião Josi Pontes, Secretária Adjunta de Integração social da Semtas; Kerginaldo Jacob de Medeiros, atual presidente do abrigo Juvino Barreto; Dra Iadya Gama Maio, Promotora de Justiça de Defesa do Idoso; Ana Maria dos Santos, ex-diretora do Juvino Barreto; Francisco Teixeira de Araújo, diácono da Arquidiocese de Natal que entraram em acordo com a Companhia das Filhas da Caridade de São Vicente de Paulo, em Natal, da qual fazem parte as freiras do Juvino Barreto.

“O abrigo estava bastante deteriorado quando assumimos. Começamos a organizar toda a parte estrutural do prédio, reformamos os pavilhões, mudamos o piso e pintamos paredes. Também trocamos a mobília que já estava ultrapassada. Agora os idosos têm camas e colchões novos. Posso dizer também que os idosos deste abrigo têm qualidade de vida e cidadania”, afirma Kerginaldo Jacob de Medeiros, atual presidente do abrigo Juvino Barreto– Semtas.

Enquanto a entidade é aprimorada, o administrador Kerginaldo Jacob de Medeiros continuará à frente do trabalho de transição. A diretoria de transição tem ainda até o dia 31 de dezembro para elaborar o orçamento e planejamento das atividades do Juvino Barreto para o ano de 2011, detalhando as receitas e despesas e suas fontes, incluindo sugestões viáveis de alternativas geradoras de receitas para quem for assumir após esse período de transição. “Nós enviaremos esse planejamento para a Arquidiocese de Natal incluindo também com cronogramas, rotinas, gastos, previsão de atendimento de idosos, dentre outros”, afirma Kerginaldo Jacob de Medeiros, presidente da instituição.

Agora os representantes da Igreja Católica serão os responsáveis por apresentar um novo modelo de estatuto do Juvino Barreto que permita a maior participação da comunidade. O novo documento deve estar pronto até 30 de novembro.

De acordo com o presidente do instituto, uma das principais fontes que mantêm o Juvino Barreto são as doações, que podem ser realizadas através de uma conta do Banco do Brasil (Agência: 2870-3 / Conta Corrente: 5326-0). O Instituto é aberto à população, principalmente os que doam e aos que queiram contribuir de forma voluntária e social”, afirma presidente.