Um dia de muita alegria com brincadeiras, danças, oficinas, animadores de palco, distribuição de livros e viseiras para as crianças da rede municipal de ensino. O evento aconteceu nesta sexta-feira (15), no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (CEMURE), representando a parceria entre a Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME), Editora Paulus e o SESC RN, para entrega simbólica dos primeiros mil kits de livros infantis para as crianças matriculadas no nível IV dos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs), e para os alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental.

A iniciativa faz parte do Projeto Leitura para Cidadania - Livro Vivo, da Editora Paulus, e vai distribuir no total 4,6 mil kits, contendo seis livros infantis cada, para os alunos da rede municipal.

Nesta manhã, cerca de 500 crianças dos CMEIs Bom Samaritano, Frei Damião, Jesus Bom Pastor, Maria Itacira, Raquel Filgueira, Maria do Socorro, Vilma Dutra, Claudete Costa Maciel, Amor de Mãe, Clara Camarão, Darilene Brandão, Galdina Guimarães, Recanto da Clara, Rosalba Dias e Mariluce Carlos, receberam os kits.

De acordo com a diretora do Departamento de Educação Infantil da SME, Kátia Lanzillo, os livros estão sendo distribuídos com o objetivo de incentivar a leitura não apenas no ambiente escolar, mas levar o mundo da imaginação e do conhecimento, para ser compartilhada com a família.

No período da tarde será a vez dos 500 alunos das séries iniciais do Ensino Fundamental, serem contemplados com a distribuição dos livros. Eles receberão obras como Brincando com Parlendas, Brincando com Trava-línguas, Fernando Pessoa para crianças, Meus Primeiros Contos Clássicos Brasileiros, Traquinagens de João Grilo em cordel e clássicos como Rapunzel e Chapeuzinho Vermelho.

“Nós temos o material e não temos as crianças, daí a importância da Secretaria Municipal de Educação como nossa parceira. O nosso evento é totalmente voltado para as crianças, que são os principais alvos. Como uma grande parte das crianças de escolas públicas, são carentes, queremos com a distribuição desses livros, melhorar a qualidade da leitura no nosso país”, afirma a gerente da Editora Paulus, Claudilane Marques de Stefano.

O evento ainda contou com oficinas de brinquedos populares, desenho de animação, cartões animados e dedoches, ministradas por funcionários do SESC RN, além de contação de histórias e sala de leitura.

“É muito importante essa parceria da SME com a Paulus. Nossos alunos vão enriquecer a leitura, com esses clássicos infantis, contribuindo para melhorar a educação no nosso país”, afirmou a diretora do CMEI Mariluce Carlos de Melo, Selma Batista de Oliveira.

O chefe de gabinete, Marcos Cleber, representando o secretário, Edivan Martins, prestou homenagem aos professores presentes, em comemoração ao Dia dos Professores, além de parabenizar a iniciativa parceira da Editora Paulus. “Que essa parceria se prolongue por muitos anos, e os frutos dela sejam colhidos, tanto por nós, quanto por vocês”, disse Marcos Cleber.