A operação “Forças Unidas contra a Dengue” já começou. Na manhã desta segunda-feira (18), o bairro Felipe Camarão recebeu visitas de equipes formadas por Agentes de Saúde da SMS e militares das Forças Armadas, que estão travando uma verdadeira guerra contra o mosquito Aedys aegypti para defender a capital potiguar.

A mobilização conjunta entre a Secretaria Municipal de Saúde e as Forças Armadas começou desde a última sexta-feira (15) com uma caminhada pelas ruas dos bairros da Zona Oeste de Natal. Segundo o secretário de saúde, Thiago Trindade, a caminhada foi uma forma de apresentar a campanha e chamar a população da região para participar ativamente do movimento em seus bairros.

Hoje começaram as visitas domiciliares. Na mobilização, os soldados terão o papel de levar informação sobre prevenção e identificar possíveis focos do mosquito com o apoio da SMS e a população de recebê-los em suas residências, mas também o de aderir às orientações passadas durante as visitas.

“A expectativa é criar uma cultura de prevenção no que tange à dengue, e a população tem um papel extremamente importante numa campanha dessa natureza, que não depende somente das ações desenvolvidas pelo poder público, mas da participação de todos”, colocou.

O titular da SMS destacou ainda que o trabalho agirá em duas frentes: o de prevenção, com as visitas dos soldados e localização de pontos críticos, e o de combate, pois, quando necessário, a secretaria também acionará visitas focais dos agentes de saúde, para a aplicação de lavircida.

De acordo com a primeira- tenente, Ana Lima, que coordenará a equipe de militares da Marinha na campanha,  todos estão confiantes no êxito da operação, que é a posterior redução do número de caso de dengue nos bairros visitados. “Os soldados passaram por todo o treinamento necessário e é um trabalho que chama atenção da população de uma forma diferente, que une forças, que deixa de ser individual, mas em equipe, junto à comunidade”, disse.

A dona de casa Adriana Carneiro, presente na ocasião do lançamento, disse aprovar a iniciativa da secretaria municipal de saúde e acredita que ela contribuirá muito para estimular a comunidade a evitar a doença, a partir de uma mudança de hábitos. “Eu estou achando ótima essa idéia dos soldados visitarem todas as casas aqui do bairro, para conversar e ensinar tudo para o pessoal. Pois, às vezes acontece de você tomar todos os cuidados e seu vizinho não, e sua família fica doente porque outra casa não se preveniu”, afirmou.