Os Telecentros Comunitários de Mãe Luiza e Panatis, desenvolvidos pela Secretaria de Trabalho e Assistência Social – SEMTAS, formarão nesta sexta-feira (22), às 16h, mais 111 alunos no curso de iniciação à informática “ABC da Informática”. A entrega de todos os diplomas será no Telecentro de Mãe Luiza pelas mãos da Prefeita de Natal, Micarla de Sousa.

Os formandos tiveram dois meses de aulas gratuitas, totalizando 32h/aula, e aprenderam conteúdos relativos à Introdução à Informática, Sistema Operacional (Linux), Processador de Texto (Writer), Dispositivos de Armazenamento, Navegador de Internet (Mozilla). “O curso teve como objetivo familiarizar o usuário com o computador e com a internet. Cada aluno recebeu um material didático completo para complementar os estudos”, declara Jaqueline Ramalho Maia, Coordenadora Geral dos Telecentros.

O curso de alfabetização digital, chamado de “ABC da Informática”, é pioneiro no Brasil dentre os municípios beneficiados pelo Programa de Inclusão Digital Telecentros Comunitários. As unidades dos Telecentros mantidas e executadas pela Prefeitura do Natal, através da Semtas, são as únicas do país que oferecem treinamento específico para os monitores e instrutores, material próprio, regulamento para os instrutores, estrutura física como conforme exigido pelo Governo Federal e certificação dos cursos.

“Já somos fonte de pesquisa e exemplo para as demais unidades do país por termos como objetivo o uso da lan house como local de educação social e comunitária” ressalta a Coordenadora Geral dos Telecentros.

Os Telecentros estão cada vez mais qualificando pessoas para o conhecimento da informática, o que contribui significativamente para exigente mercado de trabalho. “De abril a outubro, já formamos 895 alunos, e em breve formaremos mais 413 pessoas”, afirma Jaqueline Ramalho Maia.

Sobre os Telecentros Comunitários

Os Telecentros se constituem em espaços públicos providos de computadores conectados à internet em banda larga, para a realização de atividades, mediante o uso de Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs), tendo como objetivo promover a inclusão digital e social das comunidades atendidas e reduzir a exclusão social, criando oportunidades para cidadãos. Prioriza o acesso dos adolescentes, jovens, mulheres, pessoas com deficiência e usuários dos programas socioassistenciais.

“Já temos mais de 3.350 pessoas cadastradas somente de Fevereiro para cá. Atualmente, contabilizamos 35.907 acessos nos nossos computadores. Diariamente são 392 acessos”, revela a Coordenadora Geral dos Telecentros. Ao todo são sete unidades de Telecentros pessoas nos bairros de Lagoa Seca, Neópolis, Cidade Nova, Guarapes, Panatis, Mãe Luiza e Ribeira (Funcarte).