“Pintando o Inconsciente”. Este é o tema da exposição coletiva de Artes Visuais que irá revelar as imagens produzidas pelas crianças do Núcleo de Atenção Especial – NAE, que se destina ao atendimento de crianças e adolescentes de zero a 18 anos com deficiência, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social – Semtas. Os trabalhos das crianças estarão no Museu de Cultura Popular Djalma Maranhão abertos à visitação a partir do dia 26 de outubro, quando haverá a abertura oficial da exposição, com início previsto para às 15h. Os quadros poderão ainda ser vistos até o dia 08 de novembro, das 9h às 16h.

As 32 obras que estarão expostas são pinturas feitas em cera e lápis de cor. Elas são resultado de um trabalho iniciado há cinco meses com o arte-educador, Emanoel Esperidião Barros Neto, que também é artista plástico e curador da exposição. Ele está trabalhando em conjunto com a equipe de pedagogia do NAE na realização de atividades artísticas em grupo e  individual com os usuários. “O trabalho é realizado duas vezes por semana e resgata a memória e o cotidiano das crianças através das imagens. Participam das atividades artísticas cerca de 40 crianças com paralisia cerebral, deficiência mental e diversas síndromes”, destaca o curador.

Os quadros trazem imagens de pinturas abstratas. “De fato são verdadeiros reflexos do inconsciente registrados no papel pelas crianças. Nas atividades que realizamos nosso foco é o trabalho do traçado das linhas, na coordenação motora, e no uso e classificação das cores. Acredito que a arte consegue até mesmo substituir a dor”, afirma Barros.

A Coordenadora do NAE, Milena Maia destaca a importância do trabalho de artes e da exposição para o desenvolvimento dos usuários. “Através do desenho e da pintura, a criança com deficiência pode se expressar, socializando seu interior e demonstrando sua singularidade. Pode, também, trabalhar suas emoções e habilidades, o que contribui, assim, para sua inserção social. Nós da equipe percebemos um desenvolvimento significativo desses usuários referente a questão da socialização, educação, interação com outras crianças, com os profissionais e até mesmo com a família. A exposição na galeria de artes será uma excelente oportunidade das crianças apresentarem a todos os trabalhos realizados e também os objetivos alcançados”, declara a coordenadora.  A exposição é gratuita e aberta a toda a sociedade.

Sobre o Arte Educador

Manoel Barros é recifense e atua como artista plástico há 20 anos. Ele está envolvido em projetos sociais desde 2006 e já teve seus trabalhos expostos na Europa. Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, coordenou um projeto de arte contemporânea e grafite em escolas, tendo também atuado no Programa Projovem da Semtas como orientador de dois participantes em um concurso internacional de cartaz publicitário. Também atuou na Semtas na Casa de Passagem III e no Pensema.

CONHEÇA MAIS SOBRE O NAE

O NAE destina-se ao atendimento de crianças e adolescentes de zero a 18 anos com deficiência, em situação de vulnerabilidade social, bem como a suas famílias, tendo como objetivo contribuir para a conquista da autonomia, a inserção social e a participação efetiva na sociedade, por meio de ações de prevenção de deficiências, reabilitação, igualdade de oportunidades e proteção social. Atente ao todo 180 crianças.