A Prefeitura do Natal com o projeto Agenda Verde passa a integrar oficialmente a rede A3P. O Termo de Adesão assinado entre a Prefeitura e o Ministério do Meio Ambiente (MMA), no final de setembro, garante o intercâmbio de informações com outros participantes da rede e o apoio técnico do MMA para integrar esforços nas ações desenvolvidas pela gestão municipal.
“Com a assinatura do termo Natal está sendo uma das cidades pioneiras na adesão da gestão sustentável”, destaca o presidente da Comissão Agenda Verde, Gustavo Soares. A Agenda Ambiental na Administração Publica (A3P) é um programa do MMA voltado a estimular e orientar a inclusão da gestão ambiental nas atividades administrativas das repartições públicas. Para aderir ao modelo de gestão ambiental, a Prefeitura lançou a Agenda Verde nos moldes da A3P em junho deste ano, cuja implantação é coordenada pela secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb). A partir daí várias ações já começaram a ser desenvolvidas no âmbito do município. De acordo com o Gustavo Soares, o objetivo da Agenda é reduzir o consumo e desperdício de água, energia e materiais de expediente nas secretarias do município. Bem como a gestão adequada dos resíduos produzidos e a licitações sustentáveis, que utilizam critérios ambientais para a aquisição de materiais, projetos e serviços. Na Semurb o Plano de Ação já foi iniciado com a distribuição de canecas personalizadas aos funcionários para reduzir o consumo de copos plásticos; depósitos adequados para a coleta seletiva e cursos de capacitação por setor, que detalham a metodologia a ser aplicada pela Agenda Verde.
“Com a Agenda Verde estamos gerando economia de recursos e dando destinação adequada aos resíduos. Todas as secretárias devem aderir ao programa, até o
momento os trabalhos foram iniciados efetivamente em duas e até o fim do ano esperamos iniciar em pelo menos mais quatro secretarias”, explica Gustavo