O segundo centro cirúrgico instalado em uma maternidade da rede municipal de saúde de Natal foi inaugurado na tarde da última quinta-feira (21), no Hospital da Mulher Maternidade Dr. Leide Morais, localizado no bairro de Nossa Senhora da Apresentação, na zona norte de Natal.

A partir de agora, além dos partos normais, a unidade hospitalar também vai realizar cesarianas de baixa complexidade, procedimentos, anteriormente, transferidos para o Hospital Santa Catarina, na zona norte, ou para a Maternidade Januário Cicco, na zona leste.

A prefeita do Natal, Micarla de Sousa, participou da solenidade e ressaltou a importância do equipamento para a qualidade da saúde da mulher natalense. A chefe do executivo municipal declarou, também, que o centro cirúrgico inaugurado, possui equipamentos de alto nível e com isso não será mais necessário utilizar as redes estadual e conveniada de saúde.

O diretor da Leide Morais, Yuri Andrenovitch, informou, na ocasião, que o centro cirúrgico já começa funcionando com equipamentos avançados tecnológicamente,  dentre eles um cardioverso, mesa automática e berço aquecido para o recém-nascido, entre outros. Além disso, a unidade humanizará seus procedimentos permitindo a mãe acompanhamento durante o parto e na primeira amamentação.

O Hospital da Mulher tem capacidade para realizar 300 partos normais por mês e destes, a Organização Mundial de Saúde (OMS) recomenda que sejam feitas de 10% a 15% de cesarianas.

De acordo com o secretário municipal de Saúde (SMS), Thiago Barbosa Trindade, o primeiro centro cirúrgico inaugurado na atual gestão foi instalado na maternidade localizada no bairro das Quintas.