O Samu Natal realiza na próxima segunda feira, 25/10, a cerimônia oficial de entrega das novas ambulâncias do órgão.  A entrega simbólica acontecerá às 15hs no próprio Samu Natal. A renovação da frota do Samu Natal, prevista para o 2º semestre de 2010, foi fruto de uma parceria do município de Natal com o Ministério da Saúde.  Das 12 ambulâncias em circulação na cidade, 8 serão substituídas por veículos 0k.

As novas ambulâncias da marca Renault são dotadas de potentes motores eletrônicos e ar condicionado, para um melhor conforto da equipe.  Os carros chegaram em Natal no início da semana e aguardam no pátio do Samu a cerimônia oficial de entrega, que contará com a presença da prefeita Micarla de Souza e do secretário municipal de saúde, Thiago Trindade.

Dos 8 carros a serem entregues, 4 serão utilizados como ambulâncias de suporte básico, e outras 4 como ambulâncias de suporte avançado (UTI’s).  Todas as unidades vieram equipadas com os mais modernos aparelhos para o socorro pré hospitalar utilizados no país.  As unidades básicas contam com desfibriladores automáticos externos (DEA’s) usados para a reanimação cardíaca, oxímetros de pulso que verificam os sinais vitais do paciente, balão de oxigênio, respiradores, e uma novidade nunca antes utilizada em Natal:  compressor de ar, que pode ser usado em casos que necessitem de aspirações. As unidades avançadas possuem os mesmos aparelhos das unidades básicas, acrescidas de cardioversores e de monitores cardíacos, que fazem uma leitura mais completa dos sinais vitais dos pacientes.  “Esses aparelhos facilitam a vida de quem trabalha contra o tempo, como nós”, explica Rodrigo Lemos, supervisor do Samu Natal.

As 12 antigas ambulâncias serão totalmente revisadas.   Cinco delas serão devolvidas ao  departamento de tráfego do município. Outras 7 permanecerão no Samu Natal, integrando a frota reserva, que dá suporte às novas unidades em casos excepcionais.  Serão 6 unidades básicas e 1 avançada.  “A frota reserva é importante para que não faltem ambulâncias na cidade quando os carros titulares pararem para fazer revisões de fábrica, por exemplo”, afirmou Rodrigo Lemos.

A coordenadora de enfermagem do Samu Natal, Wilma Dantas, explica que a renovação da frota é um antigo sonho dos profissionais do órgão.  “É com muito orgulho que fazemos parte dessa equipe.  Com novos veículos e aparelhos, temos certeza de que nosso serviço será ainda melhor.  Ganham o Samu e a população de Natal”, comemora ela.