A Secretaria Municipal de Habitação, Regularização Fundiária e Projetos Estruturantes (Seharpe) realizou na tarde desta sexta-feira (22), a comemoração do dia das crianças para famílias beneficiadas com a urbanização da comunidade do Detran, na Cidade da Esperança.

O evento foi realizado no Centro Comunal / Clube de Mães da Cidade da Criança, tendo na programação apresentação do Grupo de Dança Guerreira do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), da comunidade Beira Rio, em Igapó.

Durante a programação as crianças apresentaram também o resultado de desenhos representando a realidade de suas vidas, antes e depois da urbanização da comunidade do Detran. Junto com suas mães, todos receberam lanches e brindes.

Uma destas crianças foi Juscilene Luana Lima dos Santos, de 7 anos, que representou em uma folha de papel como era sua casa antes, toda feita de restos de madeira e a atual de alvenaria e tijolos. A mãe de Juscilene, Lidiane Maria Melo, explicou os sentimentos de sua filha ao produzir este desenho. “Ela ainda chegou a escrever ao lado o seguinte: ‘meu sonho se realizou. Estou feliz na casa nova com minha família’”, disse Lidiane Melo toda feliz ao lado da filha.

Antes da urbanização, as famílias da comunidade do Detran viviam em condições precárias de moradia, com muitas casas feitas de restos de madeira, papelão e de plásticos, além de serem cercadas de lama, insetos, ratos, doenças. A ação conjunta entre a Seharp e a Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semopi), está proporcionando a construção de novas residências no local e a modificação desta realidade para condições dignas de sobrevivência.

Processo de urbanização

O secretário adjunto de Habitação, Francisco Canindé Fernandes, informou que a comunidade do Detran é uma das que estão passando pelo processo de urbanização. “No caso do Detran, estão sendo beneficiadas 179 famílias. Destas, 62 já foram beneficiadas com residências novas no Planalto há cerca de seis meses”, informou Canindé Fernandes.

As demais 117 famílias serão beneficiadas com novas residências dentro da própria comunidade do Detran. Destas, 12 famílias já serão atendidas na próxima semana. Também estão passando por um processo de urbanização as comunidades 8 de Outubro (Guarapes) e Maruim (Rocas). Já foram totalmente urbanizadas Alagamar (Ponta Negra), Peão (Ponta Negra), Luis Gonzaga (Mãe Luiza) e Via Sul (Candelária).