A capital potiguar deve ganhar cinco Unidades de Pronto Atendimento 24 horas até o próximo ano, das quais quatro serão construídas ainda em 2009. O compromisso foi reafirmado pelo ministro da Saúde José Gomes Temporão à prefeita Micarla de Sousa, durante uma audiência, em Brasília, nesta quarta-feira (13).

O encontro, agendado pelo deputado Henrique Eduardo Alves e pelo Senador Garibaldi Filho, também contou com a presença dos vereadores do PMDB, Hermano Morais e Luiz Carlos, além do presidente da Câmara Municipal de Natal, Dickson Nasser, e da secretária de Saúde Ana Tânia Sampaio, que foi apresentada ao ministro Temporão.

Na pauta da audiência, a prefeita informou ao ministro que o projeto das UPA´s de Natal já está bem adiantado, inclusive com aprovação na reunião da Bipartite. Entretanto, pediu a Temporão que ao invés de quatro fossem cinco as unidades instaladas pelo Ministério na capital potiguar.

Diante da solicitação, Temporão anunciou que assinou nesta quarta-feira um decreto para desburocratizar o envio de recursos para a construção das UPA´s em todo Brasil, o que dará mais celeridade ao processo em Natal. Ao invés de convênio, o dinheiro será repassado fundo a fundo. O ministro ainda confirmou a construção das quatro unidades este ano e planejou a quinta para o orçamento de 2010. “A população de Natal pode ficar tranqüila, pois as UPA’s estão garantidas”, disse José Gomes Temporão.

Medicamentos
 Aproveitando a audiência com o ministro da Saúde, a prefeita Micarla de Sousa entregou em mãos  o relatório da sindicância dos medicamentos, apresentado esta semana na Câmara Municipal do Natal, que aponta diversas irregularidades na aquisição, armazenagem e distribuição de remédios e insumos na gestão passada da Secretaria Municipal do Natal.

“Faço questão de entregar o relatório da sindicância, até porque existem recursos federais envolvidos e temos a obrigação de prestar contas não apenas da nossa gestão, mas também de como encontramos a Prefeitura”, reforçou a prefeita.

Além de entregar o relatório, Micarla de Sousa detalhou ao ministro o problema dos medicamentos e anunciou que já tomou providências imediatas para solucioná-lo a curto prazo, com a contratação da mesma empresa especializada que presta o serviço no Rio de Janeiro.

Outro ponto abordado durante a audiência foi o trabalho de combate à dengue. O ministro comemorou a queda nacional de 50% dos casos da doença e ficou animado com a redução de 90% em Natal.

Para a secretária de Saúde, Ana Tânia Sampaio, a audiência foi extremamente positiva não apenas pela receptividade e disposição do ministro em colaborar com Natal, mas também pelos encaminhamentos dados aos pleitos da prefeita. O ministro indicou um interlocutor no Ministério que vai dar celeridade aos processos de Natal.